Responsabilidade socioambiental: uma gestão com o pensamento voltado às questões socioambientais pode representar uma tendência na administração de empresas e negócios, com a finalidade de garantir a diferenciação de mercado e o fortalecimento da imagem por meio da sustentabilidade empresarial.
Novas ferramentas digitais e as inteligências artificiais: a implementação de novas tecnologias como forma de dinamizar, facilitar e acelerar os processos no dia a dia de trabalho é uma das tendências mais expressivas para as empresas e para os negócios. Tendo em vista que as profissões e o mercado de trabalho do futuro requerem um conhecimento aprofundado e uma aplicação das novas tecnologias, a gestão tende a se digitalizar cada vez mais.
Flexibilidade e home office: adoção do home office e do nowhere office, que é o conceito do trabalho em qualquer lugar, flexibilizando, assim, o que conhecemos hoje por “local de trabalho”;
Análise de dados nas pequenas e médias empresas: Gestão com base em indicadores e análise de dados tendem a estar cada vez mais presentes nas pequenas e médias empresas brasileiras. Então, mesmo quando falamos das PMEs, que, geralmente, são empresas abertas pelo feeling, a tendência é que seja implementada a administração com base em dados concretos e análise do mercado;
Soft skills no centro da discussão: as empresas estão precisando de profissionais com as chamadas soft skills, que compreendem as habilidades de relacionamento interpessoal, ou seja, as relações com os outros. Desse modo, habilidades como resiliência, colaboração, empatia e intraempreendedorismo tendem a ser mais requeridas nos ambientes corporativos.