Reformulação da matriz curricular impacta na vida do estudante que se prepara para os desafios do mercado de trabalho
Nesta terça-feira (07), o UniBrasil reúne docentes da rede estadual de educação para debater a nova matriz curricular do Novo Ensino Médio, após a promulgação da Lei 13.415/17. A semana será dedicada a formar 2 mil docentes de todo estado do Paraná para esta nova realidade que passa a ser implementada nos próximos anos, como os itinerários formativos. É mais um evento que o UniBrasil sedia em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, para fortalecer a nossa aliança e desenvolver a educação.
Para capacitar os professores, o docente Anderfábio Oliveira dos Santos, atualmente à frente do Departamento de Desenvolvimento Curricular, pertencente à Secretaria de Estado de Educação e Esporte, participa da semana de formação. “Esse momento de imersão em oficinas traz à tona questões como: a nova grade curricular, o processo de planejamento, olhando para as premissas do Nem (Novo Ensino Médio), as mudanças das metodologias ativas para a formação integral do sujeito, e também o contato com as trilhas de aprendizagem”, esclarece Oliveira.
Já a professora de Filosofia, Vanessa Roberta Massambani Ruthes, explica a importância dessa nova matriz curricular para evitar a evasão escolar. “Nós tínhamos um currículo voltado apenas ao conteúdo das disciplinas. Agora, não. Porque o aluno consegue aplicar esses saberes no cotidiano, o qual é denominado de Contextualização. Essa mudança fará com que o estudante interaja de forma diferente com o mundo e se constitua como pessoa”, diz Ruthes, professora há 18 anos.
Questionada sobre a viabilidade da implementação da nova grade curricular, tendo em vista o perfil do estudante de comunidade carente, a professora enfatiza que o projeto visa transformar a própria realidade do aluno. “Primeiro, desperta o seu interesse; segundo, ele reflete sobre o próprio entorno e não permanece nas situações em que está inserido, procurando novas oportunidades”, finaliza. Segundo Ruthes, é uma realidade que será construída ao longo do tempo.