UniBrasil sedia evento da Secretaria de Educação do Paraná sobre a nova grade curricular do Ensino Médio

Reformulação da matriz curricular impacta na vida do estudante que se prepara para os desafios do mercado de trabalho

Professores em aula de capacitação para implementação da nova grade curricular do Ensino Médio.

Nesta terça-feira (07), o UniBrasil reúne docentes da rede estadual de educação para debater a nova matriz curricular do Novo Ensino Médio, após a promulgação da Lei 13.415/17. A semana será dedicada a formar 2 mil docentes de todo estado do Paraná para esta nova realidade que passa a ser implementada nos próximos anos, como os itinerários formativos. É mais um evento que o UniBrasil sedia em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, para fortalecer a nossa aliança e desenvolver a educação.

Para capacitar os professores, o docente Anderfábio Oliveira dos Santos, atualmente à frente do Departamento de Desenvolvimento Curricular, pertencente à Secretaria de Estado de Educação e Esporte, participa da semana de formação. “Esse momento de imersão em oficinas traz à tona questões como: a nova grade curricular, o processo de planejamento, olhando para as premissas do Nem (Novo Ensino Médio), as mudanças das metodologias ativas para a formação integral do sujeito, e também o contato com as trilhas de aprendizagem”, esclarece Oliveira. 

Professor Anderfábio Oliveira, docente da rede estadual de ensino.


Já a professora de Filosofia, Vanessa Roberta Massambani Ruthes, explica a importância dessa nova matriz curricular para evitar a evasão escolar. “Nós tínhamos um currículo voltado apenas ao conteúdo das disciplinas. Agora, não. Porque o aluno consegue aplicar esses saberes no cotidiano, o qual é denominado de Contextualização. Essa mudança fará com que o estudante interaja de forma diferente com o mundo e se constitua como pessoa”, diz Ruthes, professora há 18 anos.

Questionada sobre a viabilidade da implementação da nova grade curricular, tendo em vista o perfil do estudante de comunidade carente, a professora enfatiza que o projeto visa transformar a própria realidade do aluno. “Primeiro, desperta o seu interesse; segundo, ele reflete sobre o próprio entorno e não permanece nas situações em que está inserido, procurando novas oportunidades”, finaliza. Segundo Ruthes, é uma realidade que será construída ao longo do tempo.

Professora de Filosofia, Vanessa Ruthes.

Da direita para a esquerda: Reitora Albertina Nascimento, Professor AnderFábio Oliveira e a Assistente Social Ana Roseli.

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