UniBrasil recebe o Sociólogo Jessé Souza para lançamento do Best-Seller “O Pobre de Direita”

Figurando atualmente entre os livros de não ficção mais vendidos, o novo livro do sociólogo Jessé Souza, “O Pobre de Direita. A Vingança dos Bastardos” será lançado em Curitiba, no UniBrasil, no próximo dia 25 de novembro, às 9h, na Sala de Leituras.

A abordagem de Souza segue premissas lançadas em obras anteriores, nas quais ele desenvolveu uma compreensão peculiar da sociedade brasileira. Em essência, ela se contrapõe ao entendimento que se tornou hegemônico na autocompreensão do Brasil e dos brasileiros, em especial nos conceitos de homem-cordial e de patrimonialismo.

Para Souza, essa leitura elitista do país infantiliza o povo, transformando-o em massa de manobra, ao considerá-lo dominado pelas emoções e incapaz de um agir racional. De igual forma, ao considerar o Estado como o ambiente próprio da corrupção, tendo em vista uma suposta inexistência entre nós de uma clara separação entre o interesse público e os interesses privados, a interpretação do patrimonialismo demoniza o Estado redistribuidor de renda e garantidor de direitos e glorifica o mercado como virtuoso e mais apto à promoção da igualdade e da justiça.

Seguindo o método desenvolvido em pesquisas anteriores, caracterizado por análise teórica e pesquisa empírica qualitativa com o objetivo de identificar e entender os brasileiros que estão na base da pirâmide social do país, o livro que agora está sendo lançado pretende explicar e compreender o fenômeno político recente, que fez emergir o pobre de direita.

A explicação de Souza encontra-se na tradição da sua sociologia e se refere à humilhação que o segmento humilde da sociedade brasileira experimenta no seu cotidiano, marcado por jornada de trabalho exaustiva, baixos salários, pouco tempo de lazer com a família e amigos etc. A extrema direita cativou o pobre ao lhe conferir uma condição moral, em meio a toda essa humilhação, da qual ele pode se orgulhar: a honestidade. Para Souza, a oposição entre o pobre honesto e o pobre delinquente é a oposição moral mais forte nas classes populares. Ao se orgulhar da sua condição de pessoa honesta e obter reconhecimento social por isso, o pobre de direita recupera a sua autoestima e a autoconfiança, sem as quais, diz Souza, “ninguém se levanta da cama para fazer qualquer outra coisa”.

A obra de Jessé Souza já é estudada há muitos anos nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito do UniBrasil, servindo de um importante aporte para a reflexão concreta dos direitos fundamentais e da democracia. Souza já esteve como professor visitante no PPGD do UniBrasil ministrando aula e proferido palestra para a comunidade acadêmica da instituição. O evento do dia 25 de novembro reforça os laços da pesquisa acadêmica desenvolvida no UniBrasil com um intelectual que tem se destacado em suas reflexões sobre o Brasil e a sociedade brasileira atual.

Postado em DIREITO, DOUTORADO, ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA, Sem categoria.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário