O UniBrasil Centro Universitário recebeu na última sexta-feira (03/08), mais um Encontro dos Grêmios Estudantis do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, da Secretaria da Educação do Paraná. O evento aconteceu no Auditório Edla Van Steen, no bloco 1, e reuniu mais de 170 pessoas, entre alunos e professores – pertencentes aos grêmios.
A professora Wanda Camargo, deu início ao encontro proferindo uma palestra sobre “Grêmios Estudantis, Sua História e Constituição”. Durante o encontro, a docente destaca a importância do movimento estudantil nas escolas. “O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes com propósitos cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais”.
A professora acrescentou que o grêmio faz parte de uma política global. “A política não é só a partidária, ela também está dentro de uma escola. O movimento estudantil é uma ciência política necessária que busca diversas mudanças nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais. É o órgão máximo de representação dos estudantes”, enfatizou.
Ao longo do dia, diversas atividades foram realizadas pelos estudantes.
GRÊMIO – O movimento estudantil surgiu em 1948 com a criação da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). Muito ativo, na época da ditadura militar o movimento foi enfraquecido, voltando à cena no início da década de 1980, com a reorganização dos movimentos sociais. Foi fortalecido pela Constituição de 1988 e confirmado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).