Servidores das redes municipais e acadêmicos de graduação participam de palestras e atividades recreativas no Complexo Esportivo e Auditório Cordeiro Clève, do UniBrasil
Desperte sua criança interior. É com este intuito que o Conselheiro do CREF9/PR (Conselho Regional de Educação Física – 9ª região do Estado do Paraná), Alessandro Bressan Godoy, desenvolve as atividades de lazer e recreação aos docentes de Educação Física da rede municipal. Ele explica que, cada método aplicado, é uma forma dos profissionais atenderem os seus alunos.
A capacitação de profissionais de Educação contou com gincanas que rememoram a infância, como: ‘cai-não-cai’, ‘jogo da velha’ com tampinha de garrafa pet, ‘resta um’ com caixa de ovos e além de músicas nostálgicas. “Todo mundo que começa a brincar, vira criança. Normalmente, os adultos têm um pouco de receio com as brincadeiras até que comecem a executá-las”, diz o professor Alessandro.
Já na palestra do professor Pablo Greca, os profissionais de Educação Física tiveram a oportunidade de compreender a metodologia em “Iniciação de Educação Universal” (IEU), desenvolvida para o público infantil. É um meio utilizado para explorar as habilidades motoras da criança no momento da prática esportiva.
“O IEU é o fundamento da Educação Física. Ou seja, é colocar a criança no esporte para que, futuramente, possa ser um talento. Ela vai aprender a habilidade motora, sendo capaz de lançar com a mão, chutar, saltar e correr”, explica Márcia Regina, profissional responsável pela capacitação dos servidores na SMELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude do Paraná).
De acordo com Márcia Regina, a capacitação de profissionais da rede municipal de ensino é uma ação de “retomada” da SMELJ para o segundo semestre letivo, alinhando assim as diretrizes curriculares nas escolas.