O UniBrasil receberá em 10 de março às 19 horas, com transmissão pelo YouTube, Aula Magna versando sobre aprendizagem e ensino híbrido, oferecida pelo Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Max Damas, uma das maiores autoridades brasileiras sobre o tema. Ele discorrerá sobre o modelo híbrido de ensino considerando dois eixos: espaço (presencial ou virtual) e tempo (síncrono ou assíncrono).
Os cursos de Licenciatura do UniBrasil, Pedagogia e Educação Física têm interesse neste assunto, que hoje representa uma metodologia eficiente e adequada para o ensino remoto. Em cada modalidade de ensino há um leque de possibilidades de ferramentas e abordagens, assim como habilidades a serem desenvolvidas tanto por professores quanto por alunos para garantir uma melhor aprendizagem. O conceito inovador dos quadrantes híbridos representa atualmente um conjunto de novos modelos de ensino beneficiados pela redução da resistência de alunos e professores ao uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem no pós-pandemia.
Este modelo possivelmente será adotado por muitas instituições, uma vez que permite não só um melhor entendimento das possibilidades didático-pedagógicas, mas também simplicidade de manuseio pelos docentes, ao mesmo tempo que torna mais interessante a apresentação das disciplinas.
Hibridismo na educação já está regulamentado no Brasil, flexibilizando e personalizando a aprendizagem desde o fim da década de 1990, e com a pandemia da Covid-19 promoveu um salto evolutivo na educação superior brasileira. Conceitos que estavam sendo debatidos há alguns anos, amadureceram e se consolidaram a ponto de se tornarem tema de discussão e estruturação no Conselho Nacional de Educação (CNE). Neste ano, será apresentado ao Ministério da Educação (MEC), uma resolução orientando instituições de ensino básico e superior para as adaptações necessárias de implementação das pedagogias ativas mediadas por tecnologia
O grande desafio é mudar a mentalidade da gestão educacional brasileira e se adaptar ao que é realidade dos jovens. A vida dos jovens tem sido híbrida inclusive nas atividades de lazer, mas agora o desafio consiste em formação docente para que professores se adaptem com eficácia à nova realidade, e esta parceria entre o Projeto Academia UniBrasil e os cursos de Licenciatura do UniBrasil favorecerá a complementação cultural dos estudantes.
Texto: Wanda Camargo