O UniBrasil, Centro Universitário Autônomo do Brasil, deseja uma excelente gestão ao ministro, que toma posse no dia 28 de setembro de 2023
O ministro Luís Roberto Barroso, de 65 anos, é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) com dez votos favoráveis, para um mandato de dois anos. A posse do ministro será em 28 de setembro de 2023, após a aposentadoria compulsória da atual presidente da Corte, Rosa Weber, que completará 75 anos.
Para esta gestão, Edson Fachin será o vice-presidente do STF. A escolha é realizada entre os próprios ministros do Tribunal, seguindo a ordem da antiguidade. Ou seja, o ministro que estará à frente do cargo é o mais antigo integrante do tribunal.
Barroso foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), desde de 2013, ao cargo de ministro no STF. Desde então, o jurista brasileiro vem desempenhando com maestria as atribuições de ministro, defendendo causas nobres e sensíveis da democracia, tais como: a interrupção da gestação de fetos anencéfalos; a legalização da união homoafetiva; as pesquisas com células-tronco embrionárias, dentre outras tantas vitórias na corte.
Por ter esse compromisso com os direitos fundamentais, o curso de Direito do UniBrasil concedeu o título de Doutor Honoris Causa a um dos maiores constitucionalistas brasileiros, Luís Roberto Barroso.
Formação acadêmica do ministro Barroso:
O ministro é natural de Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Direito pela Yale Law School, dos Estados Unidos, e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade.