A formação irá auxiliar na comunicação entre estudantes, professores e instituição, além de colaborar para o desenvolvimento pessoal dos representantes
Recentemente, o UniBrasil começou uma formação com os representantes de turma. A instituição está oferecendo palestras e dinâmicas sobre liderança, comunicação e relações interpessoais. A intenção é que essa formação aconteça uma vez a cada dois meses, levantando-se um desses temas por encontro.
A ideia da formação de representantes surgiu da necessidade de engajar mais os alunos. Eles são um elo extremamente importante entre a coordenação, os estudantes e a instituição. Pensando em fortalecê-los, surgiu a formação de líderes.
São mais de 100 representantes ao todo, distribuídos entre os períodos da manhã, noite e no EAD. A Profa. Daniele Ziliotto, coordenadora do Centro Didático Pedagógico (CEDIPE), falou sobre a dinâmica dos encontros. “Essa formação de líderes acontece não apenas com palestras, mas também com atividades práticas. São realizadas atividades de fortalecimento de grupo, de colaboração e de integração entre os participantes.”
A primeira palestra foi bem específica sobre liderança, abordando características de um líder e como exercer essa liderança em termos de fortalecimento, mediações e responsabilidade.
A Profa. Beatriz Zanoni, coordenadora do curso de Administração EAD, foi quem ministrou a primeira palestra e falou sobre o encontro. “O tema liderança foi apresentado conceitualmente, onde destaquei algumas palavras-chave como “comunicação”, “visão estratégica”, “mobilizar”, “motivação” e “aspirações compartilhadas”. Falamos um pouco da importância dessas práticas e competências.”
A professora destacou a importância dessa formação para os representantes. “Quem atua enquanto representante de turma lida constantemente com pessoas diferentes, em contextos diferentes, e se torna um dos responsáveis por intermediar relações, por essas e outras razões, a liderança se torna essencial. Nessa função é importante saber ouvir, saber direcionar as ações dos colegas, motivar a sala como um todo, buscar atividades para além do que a universidade oferece, por exemplo, por identificar um interesse comum, uma necessidade específica de aprendizado e assim por diante.”
Segundo a Profa. Beatriz, os representantes demonstraram engajamento com o tema, entendendo a importância dele diante da função que exercem. Desta forma, todos participaram, expressaram suas opiniões e identificaram situações semelhantes que eles já vivenciaram enquanto representantes de turma.
A formação dos representantes irá contribuir muito para a comunicação entre estudantes e instituição, melhorando o diálogo entre a turma, seus professores e coordenação do curso.
Você precisa fazer login para comentar.