UniBrasil Futuro recebe Simone Tassinari Cardoso em evento online

 

Conteúdo produzido por Professora Wanda. 

Em 21 de março, às 10:00 horas, o Projeto UniBrasil Futuro, com o apoio do Curso de Graduação em Direito e do PPGD UniBrasil receberá a professora do PPGD da UFRGS, Simone Tassinari Cardoso, para falar sobre “Novas famílias e questões patrimoniais, desafios contemporâneos”.

Professora Simone é professora de Direito Civil e Membro Permanente do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora, Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, é Instrutora e Supervisora em mediação. Membro da diretoria executiva do IBDFAM Seção Rio Grande do Sul e palestrante convidada de Cursos Especialização lato sensu. Líder do Grupo de pesquisa – CNPQ: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito Civil-Constitucional, Família, Sucessões e Mediação de Conflitos, é também  Coordenadora de Projetos de Pesquisa e de Extensão.

Após as duas guerras mundiais e a revolução industrial, a família, nas décadas de 1950 e 1960, passou por modificações acentuadas. Houve um maior privilégio ao indivíduo, seus valores e capacidades, do que à posição social, gênero ou idade. A família de características hierarquizadas foi se estruturando como uma família onde os conceitos de igualdade passaram a predominar, contribuindo para isso o surgimento de uma nova perspectiva sobre as questões de gênero. A família moderna pode constituir-se através da livre escolha fundamentada no amor, tendo o afeto muitas vezes o poder de direcionar as decisões pessoais.

O indivíduo, como ser biopsicossocial, está inserido no meio ambiente, fazendo parte da cultura com suas particularidades e modos de vinculação, e a família precisa ser entendida dentro desse contexto cultural.

Perceber que a instituição familiar tem passado por várias modificações e é hoje mais flexível, tanto no ponto de vista social e cultural quanto psicológica se torna essencial. A evolução familiar no tempo, nos seus vários aspectos: rituais, papéis, demografia, vida privada, relações estado-família, lugar, parentesco, transmissão de bens, ciclo vital, tem sido intensa.

Seja de que forma for, ampliada ou nuclear, elementar ou complexa, a família foi e seguirá sendo família, sempre que forem preservadas suas funções: vínculo afetivo e educação dos filhos; lugar de proteção, socialização e de estabelecimento de vínculos.

Hoje vemos que evolutivamente a estrutura de hierarquia tende para uma estrutura de igualdade.

É essencial que estudantes, como futuros profissionais, estejam atentos a este detalhe.

Serão mediadores do evento os professores do PPGD UniBrasil:

Bruno Lorenzetto, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (Direitos Fundamentais e Democracia) e da Graduação do UniBrasil Centro Universitário.  É também docente de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Visitor Scholar na Columbia Law School, NY. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, na área de Direito das Relações Sociais.

Rita de Cássia Corrêa de Vasconcelos, Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniBrasil. É mediadora certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos. Tem Mestrado em Direito das Relações Sociais e Doutorado em Direito Processual Civil. Pesquisa nas áreas de Direito Processual Civil e Direito Civil, com ênfase em Direito das Famílias e Sucessões.

O evento será online e certamente contribuirá para a formação dos futuros operadores do Direito.

Postado em BLOG, COMUNIDADE, DIREITO, ESPECIALIZAÇÃO, GRADUAÇÃO, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário