Na noite de 17/03/2022 às 19h00, o Projeto UniBrasil Futuro receberá a palestra de Elizabeth Joan Barham para falar sobre A promoção do bem-estar socioemocional de pessoas idosas e de seus cuidadores familiares, de especial interesse para estudantes e profissionais da área de saúde, pelo avanço do envelhecimento populacional, fenômeno de escala global, resultado de vários fatores.
A palestrante, Elizabeth Barham é docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Graduada (Bishops University), mestre (University of Waterloo), doutora e pós doutora (Universty of Guelph), estuda o uso de habilidades interpessoais em atividades que envolvem o cuidado de familiares dependentes, especialmente quando combinado com atividades remuneradas. Orientadora de pós graduação, estuda também papéis e estruturas sociais, equilíbrio trabalho-família, habilidades e enfrentamento de estresse e regulação emocional.
É considerada referência para a compreensão dos fatores culturais, pessoais, familiares e profissionais que afetam o desempenho de cuidadores familiares, com foco no papel paterno e do cuidador familiar de idoso; no desenvolvimento de instrumentos e avaliação de intervenções que possam melhorar as habilidades e capacidades de cuidadores e melhorar o preparo de profissionais para orientar cuidadores familiares.
Avançar na compreensão dos aspectos sociais e psicológicos do relacionamento de pais – idosos e seus filhos-adultos, focando as habilidades psicológicas importantes para o cuidador de um idoso e a influência das práticas de emprego e familiares no equilíbrio entre as demandas do trabalho e da família no contexto brasileiro será seu objetivo nesta exposição para a comunidade UniBrasil.
Afinal, cuidar de familiares dependentes (por exemplo, filhos ou familiares idosos fragilizados) requer a aquisição de habilidades para suprir as necessidades físicas, cognitivas e sociais destas pessoas. Estas habilidades incluem a capacidade de interagir direta e construtivamente com o familiar dependente, como também a capacidade de assegurar o apoio e envolvimento positivo de outros familiares, amigos e prestadores de serviços. No geral, as responsabilidades de cuidado precisam ser conciliadas com compromissos profissionais.
O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. Os fatores responsáveis, do declínio tanto das taxas de fecundidade aos de mortalidade, levam a um menor ingresso de jovens em populações que passam a viver períodos mais longos.
Serão mediadoras deste eventos as professoras: do Curso de Psicologia, Jéssica Caroline dos Santos, doutoranda em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; do Curso de Enfermagem, Renata Pinheiro, doutoranda em Osteometabolismo e Envelhecimento.
As repercussões para uma sociedade de populações progressivamente mais idosas são consideráveis, particularmente no que diz respeito à saúde. Preparar-se para este campo de trabalho é fundamental a todo estudante da área de Saúde.
Link da palestra: https://youtu.be/z1mmY5e4hRc