Está pensando em fazer Educação Física, mas ainda não sabe se esse é o curso ideal para o seu futuro? Não se preocupe! O UniBrasil preparou esse guia completo para você entender mais sobre o curso em si, como é o mercado de trabalho para um educador físico e o que você precisa para ser um estudante desta área. Confira!
– O que é Educação Física?
Quando falamos em Educação Física, você pensa em aulas livres ou com jogos de Basquete, Vôlei ou Futebol, certo? Pois saiba que a Educação Física é muito mais do que apenas um momento para o aluno extravasar suas energias.
O profissional de Educação Física pode atuar em vários âmbitos, mas para isso ele deve escolher antes do ingresso na faculdade qual área quer seguir. Isso porque existem duas formações distintas: o bacharel e a licenciatura. Cada uma com suas especificidades.
No próximo tópico abordaremos as áreas de atuação com mais profundidade, mas em linhas gerais, o profissional formado em Educação Física Licenciatura poderá atuar como professor em escolas públicas e particulares do ensino básico. Ele é o responsável pelo estímulo do desenvolvimento motor das crianças, das suas experiências em coletividade e manutenção de desafios.
Já o profissional formado em Educação Física Bacharel não tem habilitação para lecionar, mas poderá atuar em outras áreas. Ele pode organizar e supervisionar programas de exercícios físicos em academias e para atletas. Educação Física também é a formação de treinadores profissionais, que adquirem conhecimentos técnicos sobre os esportes e sobre o corpo humano para gerenciarem melhor seus times e aprimorarem seu desempenho.
A Educação Física surgiu com um objetivo bem diferente do que estamos vendo atualmente. Ela tinha como fim educar o físico, disciplinando indivíduos a partir de seus corpos. Claro que a disciplina é algo inerente da prática de esportes, mas atualmente o corpo em movimento é apenas o meio pelo qual a Educação Física trabalha outras questões do corpo e da mente.
Além disso, a Educação Física tem uma importante atuação social. Através do esporte, comunidades ganham senso de unidade, crianças sentem-se incluídas socialmente e pessoas com deficiência também são estimuladas para superarem suas limitações e participarem de atividades em conjunto.
Em resumo, a Educação Física visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano.
– Áreas de atuação da Educação Física
Como foi dito anteriormente, o profissional de Educação Física pode atuar em inúmeras áreas, além das mais comumente conhecidas (educação e personal trainer). Veja algumas áreas de atuação do profissional de Educação Física:
Condicionamento físico
Ama passar horas na academia e acha o máximo quando mudam o seu treino? Essa é a sua área. O profissional atuará no auxílio de exercícios individuais em clubes, times de diversos esportes, academias de ginástica ou empresas para melhorar a saúde das pessoas. São os famosos personal trainers. Para atuar nesta área da Educação Física, recomenda-se a formação em bacharel.
Performance
Adora superar desafios? Então a performance é o seu lugar. Aqui o profissional de Educação Física vai orientar atletas e equipes esportivas. Os treinos e preparação para competições vão estimular a evolução individual ou coletiva, com o objetivo atingir resultados cada vez melhores. Geralmente o profissional não atuará sozinho, fazendo parte de uma equipe multidisciplinar, composta por vários profissionais como médicos, psicólogos e fisioterapeutas. Você precisa optar pelo bacharel para atuar nesta área.
Ensino
Estimular crianças e adolescentes a buscarem seu desenvolvimento é a sua paixão? Então o ensino de Educação Física é o seu caminho. Você poderá lecionar em escolas públicas e particulares para os ensinos fundamental e médio. Para esta atuação, você deverá cursar a licenciatura.
Recreação
Se diversão é a sua praia, aqui é o caminho! Como recreador, você irá coordenar atividades recreativas para hóspedes em hotéis, navios, spas, clubes e condomínios. O objetivo é entreter a meninada para que eles tenham a melhor experiência possível do local. Profissionais formados em licenciatura e bacharel podem atuar neste ramo.
Grupos especiais
Saúde e bem estar são o que te move? A Educação Física é perfeita para isso também. Você poderá atuar instruindo e acompanhando gestantes, idosos, adultos e crianças deficientes, cardíacos, entre outros. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento social e motor, para que alcancem uma qualidade de vida excelente. Profissionais formados em licenciatura e bacharel podem atuar neste ramo.
Terceiro setor
Mais do que movimentar a galera, você dará um suporte para a vida. Ao desenvolver e implantar projetos sociais através do esporte, você muda e mobiliza comunidades inteiras, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Ambas qualificações, bacharel e licenciatura, podem atuar neste ramo.
Turismo ecológico
Não só de quadras cobertas vive o profissional de Educação Física. No turísmo ecológico, você poderá coordenar atividades ao ar livre! São várias modalidades que você pode se especializar, como rapel, escalada, trekking, montanhismo, exploração de cavernas, entre outras. Profissionais formados em licenciatura e bacharel podem atuar neste ramo.
– Como é o mercado de trabalho para a Educação Física?
Como você já deve ter imaginado, o mercado para o profissional de Educação Física é amplo. E atualmente, em constante ascensão.
Estamos vivenciando um momento em que as pessoas estão se preocupando mais com a sua saúde física e mental. Antes o exercício físico era visto como algo dos entusiastas da boa forma, mas, atualmente é sinônimo de qualidade de vida, saúde e bem-estar, levando um um público cada vez mais diversificado para as academias.
Quer uma prova desse crescimento? A International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) fez uma pesquisa aqui no Brasil e mostrou que, de 2007 até 2010, o número de academias chegou perto de 15.551, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
De acordo com o site da ACAD (Associação Brasileiras de Academia), o crescimento continua. De 15 mil academias em 2010, o Brasil aumentou para mais de 30 mil em 2014. Veja outros dados importantes do site, referentes à este levantamento de 2014:
- São 33.157 academias em todo o Brasil
- Aproximadamente 8 milhões de alunos
- Movimenta-se cerca de US$ 2,5 bilhões
- O Brasil está entre os 18 países com maior número de academias por habitante, segundo a pesquisa Global Report 2015, realizada pelo IHRSA.
Primeiro Emprego
Para que você consiga exercer plenamente as atividades de um educador físico, você deve estar formado em uma das modalidades (bacharel ou licenciatura) e obter o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) da região em que você vai atuar.
Mas enquanto está cursando a faculdade, você pode procurar algum estágio remunerado na área. Academias e clubes esportivos, acampamentos, clínicas ou hospitais, escolas, secretarias de esporte, hotéis e condomínios são exemplos de locais em que você pode encontrar alguma oferta de estágio.
– Qual é o perfil do aluno de Educação Física?
Está cada vez mais certo que o curso de Educação Física é o ideal para você? Então agora chegou o momento de tirar a prova real: veja se o perfil de aluno exigido pelo curso se encaixa em sua personalidade!
Paciência é sua melhor amiga
Nem todos aprendem da mesma forma, não é mesmo? Por isso o profissional de Educação Física deve ter paciência para analisar as dificuldades de cada aluno ou atleta que está auxiliando, buscando adaptar sua didática e treinos para que o sucesso seja atingido.
Ser ativo
Não estamos falando somente sobre praticar algum esporte – apesar de ser altamente recomendado que você curta atividades físicas para fazer Educação Física. O profissional da área deve ser ativo em todos os sentidos. Estudando sempre, adaptando os treinos para novos desafios e observando a evolução do seu trabalho para aprimorar técnicas. Não para nunca!
Ser crítico sobre os modismos
A área da saúde e bem-estar é repleta de modismos. Dietas, atividades físicas, receitas, segredinhos… Você precisa ser crítico e analisar tudo de acordo com a ciência que aprenderá em sala de aula. Afinal, muito do que é vendido como milagroso, pode ser prejudicial.
Ser claro e objetivo
Sua futura profissão envolve instruir pessoas para que elas realizem diversas atividades físicas diferentes. Sua comunicação deve ser clara e objetiva, para que tudo saia corretamente e não prejudique a saúde de ninguém.
Deve ter empatia
Em diversas vezes o profissional de Educação Física irá lidar com situações em que seus clientes ou estudantes estão enfrentando algum desafio e – provavelmente – estão com dificuldade em sua evolução. Além de pensar na saúde e no bem-estar que suas atividades irão proporcionar, o profissional deve enxergar o ser humano que ele está auxiliando, buscando sempre ser um motivador e suporte para o sucesso.
Gostar de estudar
Nem só de esportes e aulas práticas vive o acadêmico de Educação Física. É preciso muito estudo e dedicação. O curso exige um conhecimento técnico e científico do aluno, com aulas de Anatomia, Cinesiologia Aplicada, Fisiologia e por aí vai.
– Como é o curso de Educação Física do UniBrasil?
Já que você escolheu a Educação Física como o curso do seu futuro, que tal realizá-lo na instituição melhor avaliada no ENADE?
O curso de Educação Física do UniBrasil é o melhor curso de Curtiba, com a maior nota no ENADE tanto para a licenciatura quanto para bacharel dentre as instituições particulares.
Quer saber o segredo? Formação humanizada.
Uma busca do estreitamento da relação professor-aluno-coordenação, atendendo os acadêmicos de uma forma especial, faz com que todas as demandas educacionais sejam solucionadas.
O curso de Educação Física do UniBrasil busca que o aluno tenha um olhar crítico não somente sobre o seu mercado de trabalho, mas também sobre a parte política, social e econômica do país, estimulando uma formação de excelência humana e acadêmica.
– Grade curricular do curso de Educação Física
O curso de Educação Física Licenciatura do UniBrasil conta com 3.420 horas de aulas, incluindo partes teóricas e práticas, além do estágio supervisionado. No total são 3.620 horas de conteúdos de qualidade e voltados para formação humanizada para você sair capacitado para o mercado de trabalho! Confira as matérias que você realizará em cada período:
1º Período
Anatomia Humana Músculo Esquelética; Antropologia e Cultura Popular; História e Filosofia da Educação Física; Pedagogia do Esporte; Primeiros Socorros; Psicologia da Educação e do Esporte.
2º Período
Anatomia Humana; Cinesiologia Aplicada a Educação Física; Desenvolvimento Motor; Fisiologia Humana e Bioquímica; Medidas e Avaliação em Educação Física; Ritmo e Dança.
3º Período
Aprendizagem Motora; Esportes Coletivos – Basquete e Handebol; Fisiologia do Exercício; Fundamentos da Didática; Lazer e Recreação; Lutas.
4º Período
Atividade Física e Qualidade de Vida; Atividade Física para Populações Especiais; Atletismo; Esportes Coletivos – Futebol, Futsal e Voleibol; Esportes Complementares e AFAN’S; Gestão e Políticas Públicas para o Esporte.
5º Período
Atividades Aquáticas; Atividades Ginásticas; Estágio Supervisionado: Educação Física Adaptada; Fundamentos da Educação Física Adaptada; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Nutrição; Tendências Pedagógicas, Práticas Profissionais e Ética.
6º Período
Educação Básica: Fundamentos, Política e Legislação; Estágio Supervisionado: Educação Infantil; Prática de Ensino na Educação Infantil; Prática Pedagógicas e Metodologias da Educação Física; Projetos Integrados; Sociologia do Esporte e da Educação Física.
7º Período
Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental Etapa 1 e 2; Optativa I; Pesquisa e Metodologia em Educação Física; Prática de Ensino no Ensino Fundamental; Práticas Pedagógicas e Didática.
8º Período
Estágio Supervisionado no Médio Ensino; Gestão e Currículo na Escola; Prática de Ensino no Ensino Médio; Tecnologias Educacionais; Optativa II; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
– Por que escolher o curso de Educação Física do UniBrasil?
Quer entender mais por que o curso de Educação Física do UniBrasil é o melhor curso de Educação Física de Curitiba? Então conheça alguns dos diferenciais da instituição:
Parceria com instituições
O UniBrasil possui diversos convênios e parcerias com o mercado de trabalho para que o aluno possa realizar seu estágio com tranquilidade.
Na licenciatura há o estágio voltado para a inclusão, onde o aluno terá contato com a dinâmica de trabalho necessária para atender da melhor forma uma pessoa com necessidades especiais e ajudá-la em seu desenvolvimento físico, mental e social. Além, claro, do estágio em escolas de ensino fundamental e médio, para que o aluno tenha contato com a dinâmica de sala de aula e possa realizar os estágios de observação e intervenção.
Para o bacharel, o UniBrasil tem parcerias com escolas, clubes, prefeituras, escolinhas terceirizadas e franquias de clubes de futebol. São quatro estágios experienciados pelos estudantes de Educação Física Bacharel no UniBrasil:
- Estágio de Inclusão, também realizado na licenciatura.
- Estágio de Lazer e Recreação, onde os estudantes vão às instituições ou são agendadas aulas que serão realizadas na infraestrutura do UniBrasil.
- Estágio em Academia, que também pode ser realizado dentro da academia do UniBrasil ou em academias parceiras.
- Estágio em Esporte, no qual os alunos são encaminhados para as instituições conveniadas, como o Instituto Compartilhar, Clube Duque de Caxias, Círculo Militar, diversas escolinhas de futebol e demais instituições.
Infraestrutura excelente
Uma infraestrutura completa aguarda por você para que tenha a melhor experiência acadêmica. Conta com ginásio, quadras cobertas, campo de futebol society, piscinas (semi-olímpica e para iniciação) que sediam eventos importantes para a cena esportiva.
Em parceria com a Prefeitura, o UniBrasil realiza os Jogos Escolares Municipais e Regionais. Com outros parceiros, realiza eventos de Cross Fit, o Campeonato Paranaense de Jiu Jitsu, além de projetos sociais como o Projeto Encontro, que tem por objetivo estreitar o laço entre famílias e crianças que estão para adoção.
Projetos de extensão, grupos de estudo e um currículo atualizado.
A Educação Física no UniBrasil realiza eventos, projetos e atividades constantes para que o estudante esteja sempre em contato com a vivência da sua futura profissão. Desde uma palestra com vários profissionais da área, até projetos em que o estudante vai exercitar sua profissão com a supervisão de um professor do curso, o UniBrasil quer que você tenha a melhor e a mais completa formação.
Veja alguns projetos!
Projeto de Luta, onde todos os estudantes do UniBrasil podem fazer Jiu Jitsu gratuitamente, sendo instruídos por acadêmicos de Educação Física graduados, sob a supervisão de um professor.
Projeto Natação Paralímpica, em que nossos acadêmicos capacitados dentro do próprio curso atendem mais de 100 alunos com algum tipo de deficiência motora ou cognitiva.
Projeto Fitness, onde todos os alunos do UniBrasil usufruem gratuitamente de uma academia completa, também supervisionados por acadêmicos do curso de Educação Física.
E isso é só o começo. O curso de Educação Física do UniBrasil coloca em prática todos os pilares da excelência de uma universidade – ensino, pesquisa e extensão.
Venha fazer parte do melhor curso de Educação Física de Curitiba!
O curso conta com sistema de bolsa e financiamento pelo FIES. Clique aqui e confira como o UniBrasil pode te ajudar a conquistar sua graduação em Educação Física!
Futuro educador físico, fique atento ao nosso site e as nossas redes sociais. Lá sempre estamos publicando sobre os processos seletivos com todas as informações que você precisa saber para não perder essa oportunidade!