A segunda edição do prêmio “Troféu Engenheiro Júnior”, organizado pelo o GPEM/UNIBRASIL – Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica do UniBrasil Centro Universitário, aconteceu desta vez de forma remota. A cerimônia de premiação foi realizada via Teams, no dia 21 de outubro, pelo coordenador da Escola de Engenharia, professor Fabio Schneider.
Neste ano, a premiação contou com três categorias: Projeto Comunitário, Projeto Integrador e Trabalho de Conclusão de Curso. Também foi eleito um Projeto Destaque entre os três projetos vencedores, sendo o “Aquecedor solar com descartáveis” o vencedor nessa categoria. Para selecionar os ganhadores foram analisados os critérios de Inovação, Eficiência Energética, Criatividade e Sustentabilidade, observando os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).
Além de apresentar os trabalhos vencedores, a premiação serviu para que os alunos pudessem comentar os desafios e aprendizados que tiveram com o desenvolvimento do projeto.
Para o coordenador do curso, esta edição do prêmio no formato diferente foi interessante, pois os acadêmicos expressaram suas opiniões não apenas sobre a parte técnica do trabalho. “Foi bacana, pois eles puderam contar as experiências e motivações que levaram a desenvolver trabalhos tão bons, o que mostra o crescimento deles dentro do curso. E o prêmio GPEM é isso, tornar público projetos que façam a diferença na vida da sociedade”, finalizou professor Fabio Schneider.
Confira abaixo, os projetos ganhadores do “Troféu Engenheiro Junior”.
Projeto Comunitário: “Biodigestor didático”
Projeto Integrador: “Sensor de controle de peso para veículos de carga”
Trabalho de Conclusão de Curso: “Tecnologia Lora e protocolo Lorawan: sensoriamento proximal na agricultura de precisão”
Projeto Destaque: “Aquecedor solar com descartáveis”