Texto redigido pela Professora Wanda Camargo.
Em 09 de maio o Projeto Academia UniBrasil e o Curso de Pedagogia oferecerão a palestra “Sobre a linguagem poética: brinquedos, desafio e ética”, a ser ministrada por Marta Morais da Costa, que é doutora em Literatura Brasileira, professora, escritora, ensaísta, cronista, dramaturgista, blogueira. Professora Marta é autora de muitos livros, entre eles “Almanaque do leitor “(10v.), “Metodologia do ensino de Literatura Infantil” e” História do livro e da leitura no Brasil”, e seu mais recente lançamento é “No que der e vier a poesia põe a colher”.
Ela é Membro da Academia Paranaense de Letras, e uma das mais reconhecidas e respeitadas professoras paranaenses.
A linguagem poética atualmente é considerada fundamental nos processos de ensino e aprendizagem, e por este motivo é prática comum de cursos de Formação Docente fazer uma distinção em alfabetização de letramento, pois reconhecer e nomear práticas sociais de leitura e de escrita mais avançadas e complexas que as práticas do ler e do escrever resultantes da aprendizagem do sistema de escrita são essenciais para um professor. Depois de 1980 se dá a invenção do letramento no Brasil, para nomear fenômeno distinto daquele denominado alfabetização.
Atividades de alfabetização tornaram-se foco de atenção e de discussão nas áreas da educação e da linguagem, assim como as de avaliação do nível de competências de leitura e de escrita e no plano das avaliações internacionais sobre o domínio destas competências fossem além do medir apenas a capacidade de saber ler e escrever.
Desenvolver a capacidade de trabalhar emoções por meio de uma linguagem poética facilita a ênfase posta nas relações entre as práticas sociais de leitura e de escrita e a aprendizagem do sistema de escrita, ou seja, entre o conceito de letramento e o conceito de alfabetização.
Com certeza será uma atividade extracurricular de grande importância para os estudantes da área.
Serviço:
Data: 09 de maio
Horário: 19 horas
Local: Sala de Leituras do UniBrasil
Os acadêmicos podem se inscrever pelo formulário (link) para participar da palestra.