O Setembro Amarelo é o mês da conscientização e prevenção ao suicídio. A campanha criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), tem como principal objetivo promover diversas atividades para a prevenção do suicídio.
“Devemos estar preparados para falar sobre o tema nos diversos contextos, pois assim estamos fazendo um alerta e uma intervenção em prol a valorização da vida”, enfatizou a professora de psicologia do UniBrasil Centro Universitário, Adriane Wollmann.
Segundo a professora Adriane, é muito importante que se desmistifique a crença de que não se pode falar em suicídio. “Precisamos falar sim sobre o suicídio, precisamos acolher essas pessoas que sofrem e estar atentos aos sinais desse sofrimento”.
EVENTO – Nos próximos dias 25 e 26 de setembro, os alunos do curso de Psicologia do UniBrasil irão trabalhar a temática dentro do campus. No dia 25, a turma do 7º período fará intervenções pontuais nas salas de aula do curso de psicologia. Serão intervenções de dez minutos onde os acadêmicos falarão do sobre o tema.
Já no dia 26, as abordagens serão feitas pelos alunos do 10º período de psicologia no horário do intervalo, em diversos prédios do campus. Serão ações rápidas e práticas de conscientização. “É muito importante que o tema seja discutido dentro das salas de aula, e que os alunos se sintam preparados para atuar profissionalmente frente a esse tema, seja em um consultório, uma empresa ou no âmbito familiar”, disse a professora.
Apoio
- Os atendimentos psicológicos podem ser realizados na Clínica Integrada de Saúde do UniBrasil. A consulta é gratuita e deve ser pré-agendada. Informações e agendamentos: (41) 3267-9108 e (41) 3369-2627.
- O Centro de Apoio ao Estudante (Cedipe), localizado no bloco 2, também está à disposição para receber os alunos.