Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A redemocratização brasileira, movimentos sociais e o Museu da Democracia” que ocorre de 10 a 12 de abril, no hotel Pestana, organizado pelo Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (iDeclatra), com o patrocínio do Banco do Brasil, e apoio do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. Na ocasião, o Procurador-Geral da União (AGU – Advocacia-Geral da União), Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, irá proferir palestra sobre casos de desrespeito ao Estado de Direito e a disseminação de fake-news na internet como, por exemplo, a rede social “X” e seu mentor Elon Musk.
Dentre os professores do UniBrasil, participam do evento o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Bruno Meneses Lorenzetto, a coordenadora geral e professora do curso de Direito, Allana Campos Marques Schrappe e o professor aposentado, um dos fundadores do UniBrasil e do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (IDeclatra), Wilson Ramos Filho (Xixo), atualmente presidente do Conselho Curador do Museu da Lava Jato. Ele ressaltou a importância do seminário e a criação do Museu da Democracia como iniciativas que resgatam o apreço pelo sistema democrático do Brasil. Explicou ainda que a Operação Lava Jato foi determinante para a desestabilização do Estado Democrático de Direito e que seus prejuízos se refletem até os dias de hoje. “O lavajatismo está em todas as instituições brasileiras, mas principalmente dentro do aparato repressivo estatal. Desse modo, é preciso combatê-lo continuamente e ações como estas colaboram para levar amplo conhecimento à população”, afirmou.
O propósito geral do evento é apresentar à toda a sociedade os temas estruturantes para a instalação do Museu da Democracia em Curitiba, um projeto idealizado pelo iDeclatra e articulado em parcerias com a Prefeitura de Curitiba, os Correios, a Itaipu Binacional, entre outros. A previsão é que, ainda neste ano, o Museu seja oficializado e possa ser aberto ao público, primeiramente, para exposições pontuais e temporárias. Durante o seminário, os conteúdos serão apresentados por professores renomados de diversas instituições como UniBrasil, UFPR, UnB, UFRJ, UERJ, Universidade Tuiuti do Paraná e ainda por especialistas na área da cultura.
SERVIÇO:
Seminário “A redemocratização brasileira, movimentos sociais e o Museu da Democracia”.
Dias 10, 11 e 12 de abril.
Local: Hotel Pestana, rua Comendador Araújo, 499, centro.
Inscrições aqui