Semana do Meio Ambiente: Primeiro dia é marcado por exposições de arte com recicláveis

 

Exposição de arte com recicláveis desenvolvido pela Lojinha Era, no UniBrasil.

O UniBrasil inicia a Semana do Meio Ambiente com exposições de arte com recicláveis. O trabalho conta com a colaboração de Salma Nasser, artista de joalheria em tela; e da Lojinha Era, que reutiliza objetos descartados dando uma nova função, exemplo disso: é a garrafa pet transformada em vaso para plantas, finalizados com crochê. A comunidade ainda pode apreciar as fotos de esculturas de artistas renomados, como Artur Bordalo, no qual “o lixo de uns é o tesouro de outros”.  

Além disso, o UniBrasil busca incentivar o descarte correto do lixo, separando-o em óleo de cozinha, latas de alumínio, tampinhas de plástico, lacre de alumínio e medicamentos. Você tem algum lixo em casa como os citados anteriormente? Deposite-os nas caixas de papelão do Bloco 02 (hall), do UniBrasil. 

Você poderá conferir os outros trabalhos durante a semana, entre os dias 07 e 10 de junho. Contamos com a sua participação!  

UniBrasil incentiva a correta separação do lixo, disponibilizando caixas de papelão para cada tipo de descarte.

 

“Educação do Olhar” por meio de produções artísticas com recicláveis 

Salma Nasser segurando o quadro com objetos descartados transformados em arte.

Há 24 anos, Salma Nasser se dedica a produção de arte com objetos descartados em lixos e, até mesmo, em acidentes, dando uma nova função a eles: exposição de arte em tela. Nasser destaca que essa oportunidade de trabalhar com joalheria ultrapassa o tradicional. “Eu gosto de texturas, peças enferrujadas, puxando para a parte artística. Em 1999, comecei a fazer alguns testes e, a partir daí, desenvolvi peças em telas como as caixas conceituais, que são joias de paredes.”, explica a artista.  

Caixas conceituais com joias para expor como decoração.

Para realizar as caixas conceituais com joias, Nasser conta que precisou coletar, pelas ruas de Curitiba (PR), fios retorcidos e pedaços de acidentes para compor as telas, que se transforma em objetos de decoração. “Tudo isso, eu fui compilando e agregando nessas caixas. Lançando essa exposição pela primeira vez em 2007, na Galeria Zona D, em São Paulo, no movimento Nova Joia”.  
 
Para expor o trabalho na Semana do Meio Ambiente do UniBrasil, a artista optou pelas telas apresentadas em uma exposição Individual, de 2018. Segundo Nasser, essas obras são uma continuação dos trabalhos desenvolvidos em anos anteriores, mas aprimorados. “As caixas eram menores e só tinha a peça no meio. Estas [peças aqui na exposição] estão em tela, costuradas e coladas, trabalhando com peças mais refinadas”, diz.  
 
O objetivo da obra é a “Educação do Olhar” para a percepção da beleza em outras formas. Ela enxerga essa possibilidade em tudo que as pessoas descartam dando uma nova estética para o lixo. “É um exercício do olhar, onde a pessoa pode coletar do lixo o que ela desejar, trabalhando com uma tela que optar, inclusive, decorando a própria casa”, finaliza. 

Postado em COMUNIDADE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário