O UniBrasil, nesta terça-feira (07), dá continuidade a programação da Semana do Meio Ambiente, contando com a participação da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, representada pelo Thiago Cavichiollo; e Plantas Medicinais, com a engenheira agrônoma Sheila Rossana Dal Sant.
No bloco 02 (hall), os acadêmicos puderam aprender sobre a importância das plantas medicinais na cura e no tratamento de algumas doenças. “Eu trouxe algumas mudas de hortaliças, plantas medicinais e comestíveis com o intuito de apresentar aos alunos de todas as áreas a importância disso tudo, por ser um interesse mútuo para a preparação de chás ou temperos. Principalmente, por ser viável.”, comenta a engenheira agrônoma Sheila. Ao final da explicação, os alunos podiam retirar quantas mudas desejassem para levar para casa.
O outro stand que os acadêmicos se depararam é com o projeto “Jardins do Mel”, iniciativa da Prefeitura de Curitiba, na preservação das espécies de abelhas nativas sem ferrão. Estas são essenciais para a polinização de 90% dos biomas brasileiros. “O principal objetivo hoje é a divulgação do trabalho dos Jardins de Mel e, principalmente, o pessoal conhecer um pouco mais as funções das abelhas nativas”, diz Thiago Cavichiollo. Ele conta que o projeto está expandindo pela cidade para instruir as pessoas a como capturar as abelhas no jardim. Mas também está ganhando proporções gigantescas que chegou aos colégios, para o trabalho pedagógico dos docentes da rede estadual de ensino.