Como pedagogo, você tem o anseio de se dedicar ao Ensino Infantil na contação de histórias? Se sim, o palestrante Julio César Sinhori Ribas compartilhou algumas dicas que teve ao longo da docência com o maternal e o berçário, na Semana Acadêmica de Pedagogia do UniBrasil.
Dentre as principais recomendações aos acadêmicos, ele destacou quatro pontos essenciais: saber escolher a história, fazer a decupagem do material e se apropriar dele, realizar o planejamento de sala de aula, e envolver as crianças durante a apresentação.
No intuito de interiorizar o que foi apreendido na palestra, o pedagogo ministrou uma oficina aos acadêmicos por meio do uso de recursos didáticos que prendem a atenção dos pequenos. A proposta é desenvolver a imaginação e a criatividade deles, a partir da contação de histórias infantojuvenis.
Para encerrar a palestra, Julio orientou os futuros profissionais a cuidar da principal ferramenta de trabalho dos docentes: a voz. As cordas vocais são músculos que também precisam de aquecimento, a partir de técnicas que a preservam.
No decorrer da noite, os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender a definição e a aplicação de Consciência Fonológica, ministrada pela docente Ivana Vicentin. A proposta da oficina era aplicar atividades ao público infantil, ensinando-os a representação gráfica e fonológica (som) das palavras.
O primeiro dia foi encerrado com a oficina sobre “Matemática Montessoriano”, orientada pela acadêmica Claudiane Fernanda da Silva, do sétimo período, do curso de Pedagogia. Para ensinar às crianças sobre a definição de par ou ímpar, ela aplicou o Jogo dos Tentos, que significa uma peça ou ficha utilizada para marcar pontos em um jogo.