O Rabino Nilton Bonder virá a Curitiba no próximo dia 3 de setembro proferir a palestra Alma & Política, às 18:30 horas na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, com o apoio da B’nai B’rith, organização judaica dedicada à disseminação da cultura e do UniBrasil Centro Universitário, instituição de ensino superior voltada ao ensino, pesquisa e extensão que tem na cultura seu diferencial de formação profissional.
Nesta mesma ocasião, Nilton Bonder realiza o lançamento curitibano de seu mais recente livro, Alma & Política, em que reflete de forma original e profunda sobre a questão de como a política se insere na evolução humana. A antiga sabedoria judaica define dois modos básicos e distintos do pensamento humano: o “machmir” (intransigente) e o “mekil” (conciliador). Daí se originam as dualidades mais diversas, e a partir destas as tendências de opinião, escolha e julgamento: esquerda e direita, liberal e conservador, “pomba” e “falcão” e outras.
Segundo Bonder, todos temos um “tipo de Alma”, cabendo-nos defini-la e praticar um regime que lhe caiba, uma autêntica “Dieta do tipo de Alma” para emagrece-la das parcialidades de pensamento, do radicalismo, rumo à justiça, retidão e isenção.
Nilton Bonder é Rabino da Congregação Judaica do Brasil (RJ) e Diretor do Midrash Centro Cultural (RJ). Engenheiro Mecânico, Doutor em Literatura Hebraica e ordenado Rabino pelo Jewish Theological Seminary, é o mais veterano rabino em exercício no Brasil. Escritor com 20 livros publicados no Brasil e traduzidos em 18 idiomas, tendo vendido mais de 2 milhões de cópias. É detentor dos prêmios literários Jabuti e American Book Award.
Um de seus livros, Alma Imoral, foi adaptado para o teatro completando 12 anos de apresentações no Brasil, e agora em Buenos Aires e Londres; está em lançamento no Canal Curta um documentário dirigido por Silvio Tendler e baseado no livro.
Destacam-se também os best-sellers “A Cabala do dinheiro”, “A Cabala da comida” e “A Cabala da inveja”.
Queiramos ou não, estamos conflagrados, cada vez mais o sectarismo toma conta dos debates políticos, religiosos, de gênero, de ideologia; e parece não haver como escapar, vale o dito “mesmo que você não esteja interessado na guerra, saiba que a guerra está interessada em você”. O mundo atravessa uma fase de profundo antagonismo, provocado por posições extremistas e radicais que não toleram a diversidade de opinião, buscando antes o conflito que a compreensão e o entendimento. Esse tipo de postura se torna particularmente perigoso quando conduz ao sectarismo político ou ao fundamentalismo religioso.
Ouvir Nilton Bonder é valioso auxílio na compreensão de nossos conflitos em busca de uma formação cidadã.
Texto: Wanda Camargo.