O curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário promoveu na noite da última quarta-feira(18), no auditório Cordeiro Clève a
Conferência “Crises Contemporâneas de amor, sexo e o lugar do psicólogo” com a professora da Universidade de São Paulo(USP) Doutora Maria Alves de Toledo Bruns. Maria Bruns possui uma extensa produção acadêmica na área de sexualidade e questões de gênero. É autora e orientadora de diversas publicações a respeito do tema, dentre eles os livros: “Violência, Gênero e Mídia nos Horizontes da Saúde e Educação, – Gênero, Diversidades e direitos sexuais – nos laços da inclusão, – Sexualidade de Cegos, entre outros.
Na abertura da Conferência, a coordenadora do curso de Psicologia, professora Graciela Sanjunta, ressaltou a relevância da convidada no âmbito da sexualidade humana e questões de gênero e reforçou ainda a importância de promover o debate e a discussão dos temas na academia.
Para a professora Fernanda Garbelini De Ferrante, responsável pela disciplina “Gênero, sexualidade e políticas públicas” a vinda de Maria Bruns ao UniBrasil reforça o compromisso do curso de Psicologia nos assuntos relacionados a questões gênero e sexualidade humana. “A escolha da Maria Bruns se deu porque ela é uma profissional fantástica, com muitos anos de pesquisa na área de gênero e sexualidade humana. Ela possui diversas publicações na área e coordena um grupo muito reconhecido na área. A vinda dela tem tudo a ver com esse momento do curso com a nova disciplina, com a possibilidade de discutir gênero dentro da academia, de falar sobre sexualidade e trazer essa realidade para os alunos”, afirma. No próximo semestre o curso de Psicologia do UniBrasil passará a ofertar a disciplina “Gênero, Sexualidade e Políticas Publicas”, será a primeiro disciplina sobre gênero nos cursos de Psicologia de Curitiba.
Segundo Fernanda, a discussão sobre o tema é fundamental, pois ainda existem muitos tabus criados sobre questões que envolvem a discussão de gênero. “Eu vejo como ainda existe muito tabu, como a visão é muito conservadora das posições de gênero. Por isso eu sempre proponho muitas discussões e questionamentos dentro da sala de aula. É necessário o psicólogo ter uma dimensão da perspectiva de gênero vinda na formação para assim ter uma compreensão mais ampla das situações”, finaliza.
Durante a Conferência Maria Bruns falou sobre as mudanças e questionamentos envolvendo questões gênero na sociedade e a posição do psicólogo frente a isso. “Além de mostrar o universo das teóricas, a ideia foi também ilustrar como essas mudanças, que são tão pertinentes no momento atual, como os questionamentos sobre gênero e a visibilidade que estamos tendo no momento atual, devem ser vivenciadas”, explica. “O psicólogo ocupa um lugar muito importante na sociedade. É um profissional que precisa estar totalmente atento a essas pequenas mudanças, que para quem está vivenciando-as, podem ser geradoras de crises, como por exemplo: o preconceito e o bullying. Por isso esse psicólogo tem que estar preparado para acolher e poder ter uma escuta cuidadosa e atentiva, para compreender os conflitos”, acrescenta. A convidada falou também sobre o papel das universidades no debate em questões envolvendo a discussão de gênero e parabenizou o UniBrasil pela proposta da nova disciplina. “A universidade é o espaço das ideias, por isso nos precisamos criar esses diálogos e provocar um diálogo. A maioria das universidades não possuem uma disciplina focada nesse tema, o que causa uma defasagem muito grande nos profissionais. Por isso é muito bacana essa ideia do UniBrasil de oferecer essa disciplina”, explica.
Doutora em psicologia educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Pós Doutorado em linguística pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1994). Docente e pesquisadora Credenciada no Programa de Pós-Graduação – nível de mestrado e doutorado – do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Universidade de São Paulo – campus de Ribeirão Preto e no Programa de Pós – Graduação em Educação Sexual nível de mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e vida -USP/CNPq. As publicações e estudos de Maria Bruns podem ser acessados por meio do site sexualidadevida, onde reúne artigos, teses, dissertações de orientandos e trabalhos desenvolvido ao longo de sua carreira acadêmica.
Após a Conferência a convidada atendeu os presentes em uma sessão de autógrafos de seus livros na sala em anexa ao auditório.