Na disciplina “Projeto Integrador de Prática Profissional e Ética” do curso de Educação Física, os alunos do 5⁰ período (noturno) foram, durante todo o primeiro semestre, instrumentalizados com conceitos sobre ética e moral, suas aplicações na área da educação física e prática profissional.
Além de debaterem casos éticos de profissionais atuantes na área, também participaram de palestras sobre práticas menos visualizadas na sociedade, mas que podem ser exploradas como futuras inserções profissionais. “Nesse percurso, os alunos desenvolveram competências e habilidades que permitiram a materialização desse belo trabalho em grupo e a aplicação prática da ética a cada ação realizada”, comentou a professora da disciplina, Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo.
Ao final do projeto integrador, fundamentados com os conceitos, visitas a campo (virtuais) e entrevistas realizadas com profissionais do ramo, os acadêmicos elaboraram uma intervenção virtual na rede social “Instagram” para informar e conscientizar sobre o tema, a comunidade acadêmica da graduação. Com o auxílio do Departamento de Marketing do UniBrasil, que contribuiu com a elaboração do design do material, as postagens informativas estão sendo publicadas diariamente no perfil @praticaprofissionaleetica até o dia 9 de junho. A interação com público seguidor também acontece por meio de conversas e respostas às dúvidas.
De uma maneira geral, o projeto congregou os esforços dos alunos em torno de uma temática de suma importância para a atuação do profissional de Educação Física. “Por meio de pesquisas, leituras e um esforço conjunto com a instituição eles elaboraram uma intervenção que se aproxima da linguagem dos alunos da graduação e em uma plataforma que é constantemente acessada por esse público, com o intuito de informar e problematizar questões relativas à ética e à moral na profissão”, finalizou a professora.
Acesse o Instagram @praticaprofissionaleetica e acompanhe todo o conteúdo produzido pelos acadêmicos.