Iniciativa visa melhorar a atenção à saúde cardiovascular por meio de estratégias de cuidados primários e prevenção em populações de risco
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou o Resultado da Chamada Nº 32/2024, que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa estratégica para o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os projetos selecionados, destaca-se a iniciativa liderada pelo Prof. Dr. Nuno Damácio de Carvalho Félix, docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da População Negra e Indígena da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), intitulada “Programa de cuidados primários de pessoas com risco cardiovascular (TEORISC study): ensaio clínico multicêntrico no Brasil”.
O estudo, que envolve mais de 10 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, contará com um investimento superior a 1 milhão de reais. No estado do Paraná, a pesquisa será coordenada pelos professores do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), Prof. Dr. Cléton Salbego, Profa. Dra. Ana Paula Dezoti e Profa. Me. Marlise Lima Brandão. Esse grupo de acadêmicos tem se destacado por suas contribuições ao avanço do conhecimento científico e ao fortalecimento de ações voltadas à saúde pública.
O financiamento, fornecido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a inovação e o desenvolvimento de pesquisas essenciais para o Brasil.
A participação dos docentes do Curso de Enfermagem ressalta a importância da liderança acadêmica e científica da instituição, evidenciando seu papel fundamental na busca por soluções para os desafios da saúde pública no país.
Você precisa fazer login para comentar.