Projeto conduzido por docentes do UniBrasil recebe apoio do (CNPq)

Iniciativa visa melhorar a atenção à saúde cardiovascular por meio de estratégias de cuidados primários e prevenção em populações de risco

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou o Resultado da Chamada Nº 32/2024, que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa estratégica para o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os projetos selecionados, destaca-se a iniciativa liderada pelo Prof. Dr. Nuno Damácio de Carvalho Félix, docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da População Negra e Indígena da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), intitulada “Programa de cuidados primários de pessoas com risco cardiovascular (TEORISC study): ensaio clínico multicêntrico no Brasil”.

O estudo, que envolve mais de 10 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, contará com um investimento superior a 1 milhão de reais. No estado do Paraná, a pesquisa será coordenada pelos professores do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), Prof. Dr. Cléton Salbego, Profa. Dra. Ana Paula Dezoti e Profa. Me. Marlise Lima Brandão. Esse grupo de acadêmicos tem se destacado por suas contribuições ao avanço do conhecimento científico e ao fortalecimento de ações voltadas à saúde pública.

O financiamento, fornecido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a inovação e o desenvolvimento de pesquisas essenciais para o Brasil.

A participação dos docentes do Curso de Enfermagem ressalta a importância da liderança acadêmica e científica da instituição, evidenciando seu papel fundamental na busca por soluções para os desafios da saúde pública no país.

Postado em ENFERMAGEM, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário