No último dia (07), o Programa de Mestrado em Direito do UniBrasil Centro Universitário realizou uma palestra com o tema: “Direitos fundamentais, regime jurídico-administrativo e o paradigma da administração Pública democrática”, com a presença do professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Sérgio da Silva Cristóvam.
O encontro teve como objetivo compreender a relação entre os direitos sociais e a realização do controle judicial de políticas públicas. Sediado na sala do Mestrado no Bloco 06, o encontro foi organizado em parceria entre os professores doutores, Bruno Lorenzetto e Adriana da Costa Ricardo Schier, ambos do UniBrasil, e o professor Daniel Wunder Hachem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (IDRFB).
Cristóvam comenta sobre a importância de dialogar questões como o marco da teoria de Direito Fundamentais; o impacto da construção teórica, política e ética para o Direito Administrativo. “São questões que nos atormentam, inquietam, e que indicam soluções e saídas, ainda que parciais, mas muitas vezes falsas. Precisamos debater no que e como isso impacta e quais são as condições de possibilidades de discussão a partir desse marco”, afirma o palestrante que comenta ainda sobre o modelo administrativo. “O modelo pode ser convencionado como passionalmente ‘adequado’ a partir desse modelo de debate, tanto histórico e político dos direitos fundamentais”, finaliza.