Na sexta-feira, 18/10, o UniBrasil com apoio do IPRADE (Instituto Paranaense de Direito Eleitoral) e Centro Acadêmico de Direito do UniBrasil (CARB), promoveu uma jornada acadêmica com palestras e debates de grande relevância.
A mesa redonda, realizada no período da manhã, sobre “Liberdade de expressão: Jornalismo investigativo e seus precedentes no Brasil” deu início a jornada com a presença do professor Rodrigo Xavier Leonardo, advogado atuante em casos de liberdade de expressão da imprensa, do jornalista Felippe Aníbal e do fotógrafo investigativo, Albari Rosa.
Mediada por Amanda Perli Golombiewski, advogada especialista em liberdade de expressão, os convidados compartilharam diversas situações vivenciadas em suas áreas de atuação, as consequências e resultados obtidos em cada caso. Trouxeram a realidade para dentro da sala de aula e incorporaram os verdadeiros conceitos do jornalismo investigativo e da liberdade de expressão.
O segundo momento, realizado no período da noite e intitulado “Intercept: Jornalismo investigativo e independente no Brasil” teve como foco a “Operação Lava Jato”. A palestra foi ministrada pelo renomado jornalista, Rafael Moro Martins, editor Contribuinte Sênior do Intercept Brasil em Brasília, o qual debateu com Bruno Lorenzetto, coordenador do curso de Mestrado em Direito no
De acordo com Rafael, a Intercept é uma das empresas de jornalismo independente com foco em jornalismo investigativo e se dedica a grandes reportagens. “Empresas dedicadas e especialistas em um segmento, tem muito mais chances de darem certo. E a informação está lá livre para todo mundo, uma amostra de que o nosso trabalho é importante e relevante”, explicou.
A jornada contou com a participação expressiva de alunos, professores e a comunidade em geral e reforçou a possibilidade de consenso, diálogos e debates a frente de questões e ideologias distintas que, por muitas vezes, parecem sem solução.