Juliana Landolfi Maia, professora de Educação Física do UniBrasil, apresenta trabalho de doutorado no ESC Congress, sediado na cidade espanhola de Barcelona
Com mais de 156 países participando do ESC Congress 2022 (Sociedade Europeia de Cardiologia, na tradução), a professora do UniBrasil, Juliana Landolfi Maia, esteve entre os 56 brasileiros representando a pesquisa nacional, no maior congresso de cardiologia do mundo, sediado em Barcelona, na Espanha.
“Eu tive o privilégio e a honra de representar o Brasil e as instituições de ensino as quais eu faço parte, no Congresso”, compartilha eufórica a docente que integra a ESC. A pesquisadora viajou até o bloco Europeu para contribuir com os estudos voltados à ‘Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica Médica’. Este que é tema de dissertação do doutorado da profissional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o Hospital Cardiológico Constantini, referência no tratamento do infarto do miocárdio na capital paranaense.
“Meu estudo envolve pacientes pós-infarto do miocárdio que passaram por reabilitação cardiovascular. Um dos frutos deste estudo foi olhar para as variáveis climáticas e o número de hospitalizações por infarto em Curitiba”, explica.
Em entrevista concedida ao UniBrasil, a professora, que leciona nas disciplinas de Projeto Integrador, Pesquisa Científica aplicada em Educação Física, Atividades Ginásticas e Projeto Integrador – Movimento e Expressão Corporal, diz que “nunca imaginava participar de um evento deste porte”. Ela acrescenta ainda que é a oportunidade de dar visibilidade à Educação Física enquanto área de prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.