Em 1999, a professora Luciana Tavares trabalhava na instituição de ensino “À mão cooperadora”, creche do bairro Uberaba. À época, se dedicava à educação infantil. Mal sabia ela que, a aluna Elisângela Cristina dos Santos, atualmente com 28 anos, seria sua acadêmica de Pedagogia, no UniBrasil, onde leciona aos estudantes do período noturno.
“Quando descobri que ela foi minha aluna, na educação infantil, e agora, novamente, no curso de Pedagogia, relembrei de toda a minha trajetória profissional. Revelou-se também em minha memória o seu jeitinho e a forma como se expressava”, compartilha a mestre em Educação pela UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), Luciana Tavares.
Para a acadêmica, foi um choque reencontrar a professora de infância na sala de aula da graduação. Passados 23 anos, Elisângela segue os passos da professora Luciana Tavares: conquistar o próprio espaço como pedagoga nas escolas.
Dessa época, Elisângela têm inúmeras recordações desde fotos reveladas e guardadas em álbuns, até um certificado por ter cumprido com “êxito” o ensino infantil. Hoje, o sonho de Elisângela é conquistar o diploma de Pedagoga, no Centro Universitário – UniBrasil.
“Ela foi uma ótima professora. Ela é carinhosa, divertida e simpática”, relembra com nostalgia a estudante do curso de Pedagogia, Elisângela Cristina dos Santos.
Questionada sobre o sentimento de poder impactar a vida dos estudantes e servir de inspiração para cada um deles, ela define essa sensação como gratificante. “É muito bom saber que podemos servir de inspiração para os estudantes e, ainda, poder auxiliar na aprendizagem de cada um”, diz a docente, transmitindo a sentimento de dever cumprido ao se dedicar a esta nobre profissão. A pedagoga ainda acrescenta: “O bom professor é aquele que serve de exemplo para seus alunos e pratica aquilo que fala”.
Em sala de aula, a professora Luciana Tavares tem consciência, desde de que atua como educadora (1996), que tem um compromisso gigantesco com os futuros pedagogos do país. Para ela, não basta depositar conteúdos da grade curricular do curso para formar profissionais capazes de contornar os desafios da educação brasileira. O planejamento de conteúdo dela contempla mais do que a metodologia de ensino, a docente traz também os principais valores que devem nortear o trabalho de um pedagogo em uma instituição de ensino.
“Acredito que ser um bom profissional compreende ser ético, engajado, comprometido e gostar do que faz. A vida é cíclica e nunca sabemos quem são as pessoas que irão cruzar o nosso caminho. Por isso, fazer o bem sempre, ter empatia e acreditar nas pessoas faz toda a diferença, nesse mundo tão desigual”, finaliza.