Na última sexta-feira, os alunos de 1° período do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário tiveram um desafio: realizar sua primeira entrevista coletiva com o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. A atividade fez parte da disciplina de Redação Jornalística I, ministrada pelo professor Ricardo Sabbag Zipperer. Os alunos foram avaliados pelas perguntas realizadas e, posteriormente, produzirão uma notícia a partir das informações captadas na entrevista. O evento foi realizado do auditório Edla Van Steen (Bloco 1). Além da presença do convidado especial, o evento também contou com a presença da coordenadora dos cursos de Comunicação Social do UniBrasil, professora Maura Martins, do Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários (PROPPEx), professor Valter Fernandes da Cunha Filho e a primeira – dama de Curitiba, Marcia Fruet.
Para o Prefeito, a ocasião é uma oportunidade de conversar um pouco sobre a cidade no momento atual do país. “Pessoalmente é um exercício sempre necessário e importante, nós vivemos um momento de muitos questionamentos, o que é bom. Sem dúvida é uma forma de aproximar o poder público da formação desses estudantes que vão, além da parte teórica e dogmática, também aprender a forma de se posicionar e terem a oportunidade de conversarem com diferentes atores da nossa cidade sobre diferentes temas”. O Prefeito enfatizou ainda, a satisfação pelo convite do UniBrasil e do curso de Jornalismo. “É uma oportunidade para os estudantes e principalmente, um privilégio participar desse encontro”, conclui Fruet.
Na abertura do evento, antes da coletiva, o Prefeito apresentou alguns dados e informações sobre a cidade de Curitiba e abordou alguns assuntos ligados a atuação como gestor público de Curitiba.
Durante a coletiva de imprensa os alunos foram divididos em grupos e fizeram perguntas e questionamentos sobre diversos temas e problemas da cidade, dentre assuntos ligados a gastos públicos, saúde, urbanismo, saneamento básico, educação, meio ambiente, violência e políticas públicas.
A atividade foi uma oportunidade única para os estudantes em vivenciar na prática uma coletiva de imprensa com uma importante autoridade da cidade.