Na retomada das atividades pedagógicas, docentes aprendem sobre o conceito de ‘privacidade’ no âmbito jurídico
“Nenhum homem é uma ilha”. Esta é uma frase que foi cunhada pelo poeta inglês John Donne durante o século XVI e, mesmo com o passar do tempo, se faz mais presente do que nunca, quando se trata das relações humanas. Com o avanço da tecnologia, barreiras foram quebradas, fronteiras desapareceram e processos foram otimizados, transformando o modo de viver, as interações interpessoais e as profissões mais fáceis.
A Era Digital tem inúmeras (des)vantagens. Por esta característica, o universo virtual pode gerar em alguns usuários o sentimento de euforia, deixando as próprias pegadas digitais por onde passa; em outros, receio em estar sendo constantemente observado, com o medo de ter seus dados armazenados.
O palestrante Dr. Marco Antônio Lima Berberi, professor de graduação e pós-graduação do curso de Direito do UniBrasil, alerta que “a tecnologia não pode colocar medo” nas pessoas. Ele esclarece que o problema reside no “mau uso da ferramenta ou no uso equivocado” dela. Com o tema ‘Privacidade no ambiente virtual’, Berberi inicia o debate com os docentes com um breve artigo do colunista Ruy Castro. Para o palestrante, o artigo, intitulado de “Assombrado sorvete”, caiu como uma luva para a conversa da noite. Isso porque, se encaixa perfeitamente na apresentação que preparou aos ouvintes. Após a leitura, o professor levanta o questionamento: “o computador leu o meu pensamento?”.
É simples a resposta: “Não. Na verdade, é um sistema de dar e receber”, segundo explica o professor Berberi. Ou seja, a partir da navegação do usuário, o algoritmo vai traçando o perfil da pessoa no mundo virtual, entregando informações personalizadas, que serão apenas do interesse dele.
Por isso, dá uma falsa sensação aos usuários que, tudo o que aparece nas redes sociais, é compatível com as crenças pessoais dos indivíduos. Isso leva a manifestação de pensamentos nas plataformas digitais que podem ferir a liberdade do outro. Em situações como estas, o professor Marco Antonio Lima Berberi enfatiza que há que se “derrubar a falsa ideia de que liberdade de expressão é algo absoluto. Toda liberdade tem, em sua medida, responsabilidades, seja no mundo físico, seja no mundo virtual”.