Isonomia. Transparência. Legitimidade. São os três pilares que norteiam o trabalho desenvolvido na Ouvidoria do UniBrasil, desde 2018, quando a atual presidente do FNOUH (Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino), Dianina Medeiros, abraçou o desafio de estar à frente desta instância fundamental.
Para melhor acolher a comunidade interna e externa, a Ouvidoria do UniBrasil passa a realizar os atendimentos em novo espaço da instituição. A sala está localizada no primeiro andar do Bloco 01, próximo ao setor de Negociações. O intuito desta mudança, segundo explica a ouvidora, é propiciar um espaço para melhor acolhimento e segurança nas informações.
A ouvidoria, por ser um dos tripés da governança, ampliará o diálogo entre o UniBrasil e a comunidade acadêmica. Destaca a ouvidora e presidente do FNOUH, por meio deste novo espaço, a Ouvidoria irá ouvir a comunidade, acompanhar e monitorar as demandas, mediar conflitos e aperfeiçoar os processos, promover o desenvolvimento, junto às várias instâncias acadêmicas e administrativas da Instituição.
A Ouvidoria tem papel fundamental em auxiliar a instituição, direcionando os caminhos pelos quais os processos serão mais assertivos. Entre as demandas que recebe, o setor tem dentre suas principais atribuições atender os alunos, docentes, coordenadores e técnicos administrativos, além da comunidade externa. A Ouvidoria é um espaço de escuta e diálogo que busca soluções para as questões levantadas e oferecer sugestões para o aprimoramento das ações institucionais, de forma transparente e isonômica.
Questionada em como proceder nos casos de denúncias, ela compartilha que, dentre os procedimentos, estão: trabalhar com transparência e sigilo, garantir a integridade das informações recebidas, averiguar as procedências dos fatos e tratar o assunto com os âmbitos superiores.
Dianina Medeiros lembra que, o perfil ético e moral do UniBrasil, torna a Ouvidoria referência nas instituições de ensino superior do país.
Os interessados podem entrar em contato via e-mail: [email protected] ou pelo telefone (41)3361-4202, ou ainda presencialmente, por meio de agendamento.