Lançamento da obra “Re vistas e La mentos” aconteceu na sala de leituras do UniBrasil. O evento contou com a apresentação cênica do grupo “Luz”, da APADEVI, de Guarapuava
Texto por Professora Wanda Camargo | Assessora da Presidência; e Gabrielle Cordovi | Jornalista.
O lançamento do livro “Re vistas e La mentos”, de autoria da pedagoga Eglecy Lippmann, foi um sucesso, tanto pela ousadia de tocar em um tema tão sensível, quanto por propiciar visibilidade às pessoas historicamente excluídas e marginalizadas no país.
O intuito desta obra – e do lançamento, no UniBrasil -, de acordo com a autora, é “retirar do anonimato pessoas historicamente excluídas e marginalizadas, outorgando-lhes o espaço, a fala, o centro, as luzes”, esclarece Eglecy, em entrevista concedida.
O livro contém o depoimento de professoras que estão à frente deste trabalho com pessoas cegas e de baixa visão. Ela destaca que são histórias de profissionais que estão mergulhadas nesta realidade, recheada de desafios, mas que são vividas, pulsadas e vibradas por seres humanos.
A oportunidade de propiciar este momento de discussão contribui para um mundo melhor, como acredita Eglecy Lippmann. “Que esta experiência contribua para um mundo mais digno, mais igualitário, que proporcione às pessoas a verem além do olho, a escutarem além do ouvido, a sentirem além dos sentidos, a viverem além da superficialidade, a amarem apesar das diferenças”, finaliza.
O lançamento contou com a apresentação cênica do grupo “Luz”, da APADEVI, da cidade de Guarapuava, formado por oito componentes com deficiência visual, com figurino de camiseta branca, representando a soma de todas as cores, com raios prateados que evocam luz, claridade e brilho do existir.
A apresentação foi sensível e comoveu a todos, com texto criado pelos próprios participantes, e música que animou todos a cantarem junto.
Houve também o momento de confraternização entre os convidados, com a presença de autoridades como o Desembargador Edgar Lipmann, a Deputada estadual, Cristina Silvestre; o Vereador de Curitiba, Bruno Pessuti, o qual entregou bela homenagem da Prefeitura Municipal à autora Eglecy Lipmann, e os representantes do Departamento de Educação especial do Paraná, além de amigos e familiares.
Professores e funcionários do UniBrasil prestigiaram o evento, como a Reitora Albertina Nascimento, a Diretora de Infraestrutura Silmara Marchioretto, o Diretor de Finanças João Mari e a Ouvidora Dianina Medeiros.
Ao final, a autora doou a Revista e seu texto em Braille para compor o acervo da Biblioteca Helena Kolody.
Confira as fotos realizadas pelo Publicitário Gabriel Vieira | Marketing UniBrasil.