O QUE É O CORONAVÍRUS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no dia 11 deste mês de março, pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.
O primeiro alerta para a doença foi emitido pela OMS em 31 de dezembro de 2019, após autoridades chinesas notificarem casos de pneumonia na cidade de Wuhan. Entretanto, foi em 11 de fevereiro de 2020, que a variação originada na China foi nomeada oficialmente pela OMS como Covid-19.
Até o momento não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.
SINTOMAS
Os sintomas e sinais do coronavírus são principalmente respiratórios e se assemelham a um resfriado. Febre, tosse (seca ou com secreção), insuficiência renal, dores ou dificuldade respiratória aguda são alguns sintomas comuns da infecção.
De acordo com o Ministério da Saúde, alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, não apresentarem sintomas mesmo estando infectados pelo vírus. Essa condição é mais comum em pacientes jovens.
TRANSMISSÃO
A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva, espirro e tosse em curta distância da pessoa infectada, ou contato com superfícies contaminadas, toque ou aperto de mão.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há nenhum medicamento, vacina ou vitamina que possa prevenir a infecção. Portanto, diante dessa recente emergência, são indicadas as seguintes medidas de prevenção:
– Lavar as mãos até metade do pulso por pelo menos 20 segundos;
– Evitar tocar os olhos, a boca e o nariz antes de higienizar;
– Sempre que possível, usar álcool 70 para higienizar as mãos;
– Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
– Limpar e desinfetar objetos usados com frequência;
– Usar um lenço de papel para cobrir a boa ao tossir ou espirrar;
– Manter os ambientes bem ventilados;