Novo Caderno de Responsabilidade Social

Ao lançar seu segundo Caderno de Responsabilidade Social e Complementação Profissional, o UniBrasil mostra o trabalho intensivo de seus alunos e professores nas atividades e práticas de ensino e pesquisa, visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o Objetivo 4 – Educação de Qualidade – que visa a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e de sustentabilidade -, em uma visão sistêmica sobre as práticas extensionistas.

Dentro da instituição, docentes dedicados orientam estudantes para que a responsabilidade social seja sempre tratada como parte integrante da formação acadêmica, com este compromisso se refletindo em sua missão institucional: “formar, por meio de processos sustentáveis, pessoas que possam assumir a plenitude da condição humana, pela geração e experimentação de saberes, ideias e valores comprometidos com a realidade brasileira”.

Alicerçado em sua missão institucional, ao lado do compromisso de formar quadros competentes para o mundo do trabalho, professores empenhados na transformação e enfrentamento dos problemas da sociedade promovem uma aprendizagem com o máximo impacto social. Em ações dos mais variados tipos em seus cursos, esses docentes atendem à comunidade em atividades físicas e pedagógicas recreativas, testes psicológicos, palestras sobre drogas psicotrópicas com jovens da comunidade, avaliação nutricional, fornecem assessorias jurídica e contábil, orientações sobre saúde bucal, exames audiométricos, uso e armazenamento correto de medicamentos, e uma série de outras atividades gratuitas.

Fazem com a consciência de que é indispensável uma educação que prepare o ser humano para exercer sua profissão com empatia, pensando coletivamente e agindo de forma ética; o que não se consegue com conteúdos estanques, memorizados com a simples finalidade de progressão na busca de um diploma. Toda informação deve ser transformada em conhecimento: sobre o trânsito, sobre a reprodução humana, a capacidade de trabalhar em equipe, entendimento de processos, como minimizar a estagnação e impulsionar os processos de inovação social e cultural.

A responsabilidade social na educação deve ser inerente ao processo de ensino-aprendizagem de forma constante, clara, natural e propiciando a evolução das diferenças intergeracionais, com respeito à diversidade, na qual cada cidadão pode ter opiniões religiosas, políticas, culturais, de gênero em um convívio pacífico, com civilidade e respeito aos direitos humanos.

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