Em 23 de março, às 19 horas, no Auditório Cordeiro Clève, o UniBrasil Centro Universitário realizará mais uma edição do evento Mulheres Paranaenses, com o apoio da organização Soroptimista, Solar do Rosário, Livrarias Curitiba e Laborclin.
Nos últimos dez anos o UniBrasil tem realizado este evento sempre em março, mês dedicado à mulher. O objetivo é prestar homenagem a mulheres de sucesso e relevância em várias áreas de conhecimento, artes, política, cultura, empresas. E tem também o intuito de manifestar a visão da instituição quanto às questões de gênero.
Cada vez mais fica evidente que mulheres são capazes, talentosas, poderosas, e as homenageadas são exemplo disso. Observatórios nacionais e internacionais mostram hoje a importância da estratégia de estabelecer boas políticas de diversidade e gênero dentro das empresas e organizações de todas as áreas.
Alguns relatórios chegam a apontar que estas costumam ser, inclusive, mais rentáveis, e que isso ocorre porque difundir as ideias de diversidade e equidade de gênero permite desenvolver e transformar a cultura organizacional, estimula o bom ambiente laboral, a criatividade e indiretamente a inovação. Campanhas pela igualdade demonstram o preconceito, para que este não venha a se transformar em discriminação – perigosa, causadora de violências e desrespeito aos Direitos Humanos.
O desrespeito ao Outro normalmente está calcado em estereótipos, a maior parte provocada por desconhecimento da realidade e até algumas tradições comunitárias, pois esclarecimentos e orientações podem evitar o distanciamento daqueles que não são exatamente iguais a nós, e o medo do diferente; é para isso que escolas existem, para construir um futuro melhor para todos e todas. Saudamos a todas as mulheres que constroem a estrada para este futuro, sabedores de que nem todas têm acesso à educação e às condições essenciais para o sucesso profissional e pessoal; e embora isso também ocorra com homens, é com mulheres que ainda se intensifica.
Este ano celebramos em particular a Arte, pois em momentos extremos, quando tudo remete à exiguidade do tempo de viver, horas de guerras, pandemias, desastres naturais; quando nos vemos frágeis frente à realidade avassaladora, é a hora da arte, de realizar o que talvez seja o que de mais nobre nossa cultura e civilização produziram.
Mulheres brasileiras têm, sempre tiveram, protagonismo em todas as formas de arte, e a dimensão das mulheres que iluminaram nosso país e nosso estado na área jurídica com sua arte e talento é imensa. Uma das atuações mais indispensáveis em nossa sociedade, em que a igualdade entre homens e mulheres, embora reconhecida por diversas declarações e documentos nacionais e internacionais não é absoluta ainda hoje, é a da área jurídica.
Desde o documento de 1793 em que se reivindicava juridicamente iguais direitos entre homens e mulheres, até os dias atuais, o papel fundamental da mulher e a sua importância nas conquistas políticas, econômicas, culturais e sociais foi e ainda é ignorado por muitos na atualidade.
No entanto, é impossível ignorar algumas mudanças, Marilena Indira Winter foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, e é a primeira mulher eleita, estará presente na gestão 2022/2024. Marilena é graduada em Direito, mestre em Direito Privado e doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná; Procuradora do Município de Curitiba, membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP/PR.
Atua como procuradora do município de Curitiba desde 1992. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná e professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na OAB Paraná foi conselheira e secretária-geral, participou de comissões e exerceu a função de vice-presidente da seccional.
Com certeza merecedora de todas as homenagens!
TEXTO – Wanda Camargo