Em 23 de março, às 19 horas, no Auditório Cordeiro Clève, o UniBrasil Centro Universitário realizará mais uma edição do evento Mulheres Paranaenses, com o apoio da organização Soroptimista, Solar do Rosário, Livrarias Curitiba e Laborclin.
Nos últimos dez anos o UniBrasil tem realizado este evento sempre em março, mês dedicado à mulher. O objetivo é prestar homenagem a mulheres de sucesso e relevância em várias áreas de conhecimento, artes, política, cultura, empresas. E tem também o intuito de manifestar a visão da instituição quanto às questões de gênero.
Cada vez mais fica evidente que mulheres são capazes, talentosas, poderosas, e as homenageadas são exemplo disso. Observatórios nacionais e internacionais mostram hoje a importância da estratégia de estabelecer boas políticas de diversidade e gênero dentro das empresas e organizações de todas as áreas, alguns relatórios chegam a apontar que estas costumam ser, inclusive, mais rentáveis, e que isso ocorre porque difundir as ideias de diversidade e equidade de gênero permite desenvolver e transformar a cultura organizacional, estimula o bom ambiente laboral, a criatividade e indiretamente a inovação.
Campanhas pela igualdade demonstram o preconceito, para que este não venha a se transformar em discriminação – perigosa, causadora de violências e desrespeito aos Direitos Humanos.
O desrespeito ao Outro normalmente está calcado em estereótipos, a maior parte provocada por desconhecimento da realidade e até algumas tradições comunitárias, pois esclarecimentos e orientações podem evitar o distanciamento daqueles que não são exatamente iguais a nós, e o medo do diferente; é para isso que escolas existem, para construir um futuro melhor para todos e todas. Saudamos a todas as mulheres que constroem a estrada para este futuro, sabedores de que nem todas têm acesso à educação e às condições essenciais para o sucesso profissional e pessoal; e embora isso também ocorra com homens, é com mulheres que ainda se intensifica.
Este ano celebramos em particular a Arte, pois em momentos extremos, quando tudo remete à exiguidade do tempo de viver, horas de guerras, pandemias, desastres naturais; quando nos vemos frágeis frente à realidade avassaladora, é a hora da arte, de realizar o que talvez seja o que de mais nobre nossa cultura e civilização produziram.
Mulheres brasileiras têm, sempre tiveram, protagonismo em todas as formas de arte; saber que a dimensão das mulheres que iluminaram nosso país e nosso estado na área educacional com sua arte e talento é imensa.
Por este motivo Araci Asinelli da Luz será a homenageada da área educacional. Ela é Licenciada em História Natural, mestre pela Universidade Federal do Paraná e doutora (USP) em educação. Tem 52 anos ininterruptos de docência, do ensino fundamental ao ensino superior. Foi coordenadora do curso de Magistério do Instituto de Educação do Paraná. Sua identidade é professora: mãe, avó e professora. Especialista em Ensino de Ciências, Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente; identifica-se como baderneira, balburdieira e “tarada por vacina”.
Atualmente é docente sênior dos Programas de Pós-graduação em educação (acadêmico e profissional) do Setor de Educação da UFPR, e também pesquisadora nas linhas de cognição, aprendizagem, desenvolvimento humano e em fundamentos teóricos e metodológicos da formação da docência, com ênfase na Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano.
Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano do PGGD em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do PPGD em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional). Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.
Respeitada pelos pares, amada pelos estudantes, merecedora de todas as homenagens.