Em 21 de março de 2019, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève, como já se tornou uma tradição no Mês da Mulher, o UniBrasil Centro Universitário homenageará mulheres que, com seu trabalho, empenho e dedicação auxiliam na construção do Estado do Paraná, com a realização de mais um Projeto Mulheres Paranaenses.
Nesta data, em que serão contempladas trabalhadoras de destaque em variadas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e importantes para o Paraná e o Brasil, a meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas laborais, de cultura, lazer e solidariedade. Cada Escola faz uma indicação de homenageada externa à instituição dentro de sua área de conhecimento, pessoas de relevância em nossa comunidade, como forma de posicionar o UniBrasil quanto à questão de gênero e demonstrar atenção ao trabalho feminino em nossa sociedade.
E a indicada da área de Comunicação é a designer Ana Brum, mestre em Desenvolvimento e Organizações, diretora técnica do Centro Brasil Design, professora universitária e de pós-graduação, que atua fortemente com gestão do design, design para exportação, política pública e economia circular.
Ela iniciou sua atuação no Centro Brasil Design como coordenadora de projetos, e muito a encantou o trabalho de gestão do design para melhorar os resultados nos negócios, transformando-o em um atributo de competitividade para as empresas. “Foi muito importante conhecer ao longo dos anos as tratativas comerciais, econômicas e sociais nos negócios e com os empresários”.
Conectar partes interessadas por meio de projetos e programas que impactam positivamente os negócios, gerando oportunidades e conexões ao utilizar o design e a inovação é parte inerente de seu trabalho, em diversos setores da economia brasileira.
“Conciliar a vida pessoal com a profissional é para todos uma ginástica. Não é diferente para mim, mas tenho uma estrutura que me ajuda muito no dia a dia, principalmente com as viagens a trabalho e as atividades com filha, marido, casa, cachorro, etc…”
Prestando consultoria em gestão de projetos de design, conectando indústria e criativos baseadas em metodologias que levam em consideração fatores do mercado de design e dos negócios, Ana Brum facilita o acesso às soluções para as necessidades e os problemas de empresários, e diz: “As várias atividades extraprofissionais são super importantes até para retroalimentar as nossas vivências e experiências. Tenho uma verdadeira adoração por dar aulas, ministrar palestras, participar como jurada em premiações, fazer trabalho voluntário também é uma fonte inesgotável de empatia que acredito serem fundamentais”.
“O trabalho do designer está cada vez mais sendo percebido e valorizado pelas empresas inovadoras. Acreditamos realmente que esta ferramenta é a melhor forma de posicionamento (marca), diferenciais competitivos (produtos), visibilidade (digital), entre outras aplicações nos diversos setores. O design é transversal! Todos nós de alguma forma, momento ou circunstância entramos em contato com o design no vestuário, nos produtos, no serviço, etc…”
Quanto aos jovens que ainda estão cursando uma faculdade ou em vias de iniciar suas atividades, Ana recomenda: “Minha humilde contribuição é que os jovens que estão iniciando suas carreiras tenham perseverança, pois são muitos os obstáculos para o reconhecimento da atuação aqui no Brasil. Ficamos encantados com as grandes marcas globais, os produtos premiados mundialmente e esquecemos que estas conquistas são fruto do trabalho de pesquisa, desenvolvimento, empatia, análise de observação, ergonomia, prototipagem, jornada do usuário e sustentabilidade dentre tantos outros atributos que o design pode tangibilizar”.
Ana Brum sabe que a sociedade está em constante processo de mudança: conceitos, novas teorias e realidades, e que no processo de reestruturação de todas as organizações humanas, nem sempre é a tecnologia o fator de diferenciação, e sim muitas vezes a forma como os produtos são pensados e desenvolvidos, e seu respectivo valor agregado. E que é aí que o Design, poderosa ferramenta estratégica, pode fazer a diferença. Uma honra para o UniBrasil a sua presença.
Texto: Wanda Camargo