Mulheres Paranaenses 2021 – Márcia Cecília Huçulak (Saúde)

O Projeto Mulheres Paranaenses, realizado há dez anos, acontecerá nesta décima primeira vez na forma online, na noite de 24 de março, às 19 horas, com transmissão pelo YouTube do UniBrasil.

O tema deste ano será “Pandemia e Resiliência”, homenageando as mulheres representativas de todas, homens também, que heroicamente cumpriram e tem cumprido seu dever para o bem de toda a sociedade.

Mais uma vez se comprova a importância dos municípios e de seus gestores no enfrentamento da crise, a unidade federativa básica é a que está mais perto dos cidadãos e de seus problemas cotidianos, como os que se apresentam agora, e poucas vezes estivemos tão próximos dos dirigentes de nossas cidades, em particular das mulheres que exercem cargos públicos, pois suas ações firmes nos trouxeram alento e coragem para enfrentar o difícil momento.

O UniBrasil reafirma, como em todos os meses de março, seu respeito às questões de gênero e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas, manifestando o reconhecimento às mulheres que, com trabalho, talento, competência, dedicação, têm papel relevante e indispensável no estado do Paraná, em seus melhores valores e aspirações.

Compromisso com o ensino de qualidade, na melhor modalidade possível, firmeza na ética acadêmica e profissional e liberdade de pensamento e de expressão, nestes anos 2020 e 2021 que estão se caracterizando como tempos de “cancelamento”, para usar a má expressão em voga, pela pandemia COVID-19 e consequente necessidade de medidas de segurança, como distanciamento social, quarentena e outras igualmente dolorosas e indispensáveis, gerando mudanças antes impensáveis nas relações de trabalho, estudo, lazer, afetivas e de amizade, faz com que o UniBrasil não cancele atividades de ensino, pesquisa e extensão, ainda que tenha que adapta-las, temporariamente, à realidade atual.

Já quase nos acostumamos com as notícias terríveis de fechamento de estabelecimentos comerciais, alterações de horários e modalidades de encontros profissionais e familiares; tornaram-se comuns grupos de amigos e parentes em que as pessoas não se veem pessoalmente há quase um ano. A tecnologia supriu em parte este vácuo, principalmente com os encontros, aulas e palestras virtuais, as lives; e mesmo o reconhecimento do trabalho incansável de muitas mulheres pelo desenvolvimento do Paraná nas artes, na saúde, na educação e todos os outros setores não poderia deixar de ser feito.

A área de Saúde indicou para receber homenagem a Secretária Municipal da Saúde de Curitiba Márcia Cecília Huçulak.

Ela é Enfermeira formada pela PUC PR, com Especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado em Planejamento e Financiamento em Saúde pela Universidade de Londres (London School of Economics and London School of Hygiene and Tropical Medicine).

Exerceu diversas funções desde 1986 como chefe e supervisora de unidades de saúde, Chefe de Divisão de assistência, diretora de controle e avaliação no município de Curitiba.

Diretora de regional de saúde, diretora de planejamento e diretora de serviços de saúde de 1995 a 2002 na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

No período de 2003 a 2010 foi Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS.

De 2011 a 2016 foi Superintendente de Gestão de Sistemas e Superintendente de Atenção à Saúde na Secretaria de Estado da Saúde.

Desde 2017 é Secretária Municipal da Saúde de Curitiba, função em que tem se destacado nesse último ano pela atividade incansável na luta pela redução dos riscos de contaminação pela COVID-19, são raros os curitibanos que não a veem quase diariamente expondo em meios de comunicação a necessidade de isolamento social, uso de máscaras e medidas de higiene.

Militância cada vez mais necessária quando parte da sociedade parece acreditar que “o perigo passou” e que se pode voltar aos hábitos de antes da pandemia, o que vai depender da vacinação em massa, de tempo e de paciência. Esta é a batalha e a missão que nossa Secretária tem cumprido.

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

Deixe um comentário