Na última Jornada Acadêmica Docente 2017/1, realizada no mês de fevereiro, os professores do UniBrasil Centro Universitário discutiram entre diversos temas, as “Metodologias Ativas”. A metodologia nada mais é que uma estratégia que coloca o aluno como o protagonista, fazendo os professores utilizarem dentro da sala de aula, elementos que propiciam melhor o aprendizado.
Como o coordenador do curso de Administração, professor Cláudio Marlus Skora, outros professores da Instituição já estão trabalhando para a utilização do método. Skora afirma que com a metodologia há uma possibilidade de expandir e modificar as ações que propiciam a aprendizagem dos alunos. “O aluno precisa se sentir responsável pelo aprendizado, fugindo um pouco da aula expositiva”, comenta o professor que ainda conta que percebe que os alunos da sua disciplina têm grande ganho no desenvolvimento.
Para a pró-reitora de graduação, professora doutora Lilian Pereira Ferrrari, o uso de metodologias ativas em sala de aula pretende contribuir muito com o processo de aprendizado dos alunos. O acadêmico deixa de ser somente um expectador/assistente da aula e passa a ter papel importante na sua condução com participação efetiva, vindo a tornar-se co-autor do processo. O professor passa a ser um facilitador, preocupando-se muito mais com o aprendizado do que com o “ensinar”. “Retomando o compromisso institucional com a aprendizagem dos alunos e com o mérito acadêmico, é importante iniciarmos na Instituição um processo de formação para os professores sobre as metodologias ativas”, comenta Lilian.