O jornalismo segmentado foi tema de uma mesa de debates durante a última terça-feira, dia 26, no UniBrasil Centro Universitário. O evento fez parte da 14ª edição do Ciclo de Debates, a semana acadêmica do curso de Jornalismo. A discussão contou com a presença dos profissionais Heitor Hayashi, egresso do UniBrasil que trabalha com jornalismo na AgRural Commodities Agrículas; Lúcio André de Oliveira, que cobre a área policial na RIC TV; e Daliane Nogueira, editora da Revista Haus, do jornal Gazeta do Povo.
Para a estudante Miriam Villa, que organiza o evento e presta assessoria de imprensa, a palestra buscou expandir os temas que são discutidos em sala de aula, abrangendo mais conhecimentos para os alunos de Jornalismo. Na ocasião, por exemplo, foram apresentadas muitos desafios e conflitos da cobertura localizada.
Daliane Nogueira discutiu como há conflitos de interesse na área de decoração, pois é preciso preservar as fontes e os investidores da revista. Segundo ela, o mais importante é ouvir todos os lados e ter responsabilidade para não cometer nenhum tipo de injustiça.
Heitor Hayashi comentou sobre a dificuldade de escrever sobre agricultura em um momento em que há muita gente produzindo conteúdo de graça sobre o tema no Brasil. “Precisamos nos diversificar. atuando como consultores e escrevendo artigos também”, conta.
Para Lucio André, o trabalho com uma área segmentada é sempre acidental. Ele, que se tornou repórter por acaso, diz que precisou se adaptar ao mercado. “O mais importante é estar aberto para trabalhar com o que aparecer e se dedicar, com ética e cuidado, ao conteúdo que fizer”.
A acadêmica do oitavo período de Jornalismo Gabriela Stall avalia que a palestra foi fundamental para formar novos pontos de vista. “Assim, temos uma nova noção de áreas que não conhecemos bem”, diz.
A programação do XIV Ciclo de Debates acabou no último dia 27 de setembro.
Texto: Fernanda Facchini e Renata Colombo / Alunas de Redação Jornalística II.