Masterclass de Administração: ‘Marcas fortes têm o compromisso com a sustentabilidade social e econômica do mundo’, segundo explica a consultora Célia Linsingen

A revolução tecnológica e comportamental exigiu um posicionamento mais claro das empresas perante os consumidores, que estão cada vez mais exigentes.

“Empresas que não estão dispostas a mudar, de acordo com a nova economia, estão fadadas ao fracasso”, afirma com veemência a palestrante. Fotos e texto por Gabrielle Cordovi | Jornalista.

Você está familiarizado com essas terminologias: ESG, Economia Circular, Capitalismo Consciente? Se não, a consultora de Marketing Célia Linsingen recomenda se atentar a estes conceitos, principalmente, se você pretende criar um produto ou serviço. Caso contrário, segundo ela, as empresas que não estão dispostas a mudar estarão fadadas ao fracasso.

Este debate, na noite de terça-feira (08), aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis, do UniBrasil, teve por objetivo evidenciar que a revolução tecnológica e comportamental dos consumidores estão, diretamente, atreladas a consciência das empresas com os impactos que elas geram no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e no bem-estar dos trabalhadores. Isso tudo propicia, como explica Célia, novos investidores, clientes fiéis e lucratividade.

“Nessa nova economia, as empresas competem para serem melhores para o mundo, para as pessoas e para a natureza”, destaca a palestrante. Apesar de considerar que, essa concepção de mundo um “tanto Poliana” (em referência a tendência à positividade), Célia Linsingen apresenta pesquisas que confirmam essa tese.

“Nós, consumidores, desejamos uma experiência mais completa, buscando saber a origem da matéria-prima e como ela foi produzida. Inclusive, há uma preocupação com a mão de obra sendo explorada. Importa para nós, consumidores, a cadeia produtiva das empresas”, explica. 

É neste novo cenário que entra a atuação do Marketing, compreendido como o conjunto de atividades criado por empresas, para entregar, comunicar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Essa definição é da American Marketing Association (AMA) para orientar empresas a como garantir notoriedade com as novas tendências de mercado. Dentre elas, destacam-se: marketplace, e-commerce, dropshipping, dentre tantas outras, que colocam em evidência marcas fortes.

As marcas interessadas em melhorar o próprio protagonismo em um mundo em constante mudança, devem seguir alguns passos fundamentais, elencados pela Célia, que são baseados na Pirâmide de Valor, tais como:

1º) Quais objetivos sustentáveis sua empresa pode contribuir?
2º) Defina indicadores para os objetivos sustentáveis selecionados.
3º) Comunique o seu compromisso, sendo claro e transparente com os consumidores.
4º) Mapeie a cadeia de valor da sua empresa.
5º) Avalie o impacto da sua empresa no sistema B Brasil (comunidade global que visa um modelo de negócios mais inclusivo e equitativo).
6º) Elabore um plano de ação.

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