Dando continuidade nas atividades da Jornada Acadêmica Docente, na terça-feira (30), os coordenadores e professores foram recepcionados com um coffe e uma apresentação cultural da banda Coyote, liderada pelo vocalista Luciano Tizzot, colaborador administrativo da Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD). A pró-reitora, professora Lilian Pereira Ferrari fez uma saudação ao corpo docente desejando sucesso nas atividades deste primeiro semestre do ano e falou sobre a proposta da Jornada, que nesta edição, visa gerar reflexões sobre a educação e o uso de tecnologias.
De acordo com a pró-reitora, o objetivo da recepção cultural foi a de iniciar o semestre de forma agradável e proporcionar um acolhimento de forma mais descontraída aos docentes, para na sequencia iniciar os trabalhos com discussões acadêmicas mais aprofundadas. “O segundo dia foi muito importante. As falas dos palestrantes foram alinhadas para mostrar desde conceitos básicos da tecnologia, até usos mais avançados aplicados no mundo da educação no Brasil e exterior, culminando com a apresentação da experiência de um dos nossos professores. Mostrando que é possível e imprescindível mudar nosso modo de pensar o ensino e realmente focar no aprendizado dos alunos”, afirma Lilian. A professora também destacou que o segundo dia da Jornada trouxe instigações para que o corpo docente faça reflexões importante para o início do semestre letivo.
Mesa redonda
Em seguida foi promovida uma mesa redonda sobre o tema “Educação e Tecnologia”. O debate contou com a presença da professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Grupo de estudos, professor, escola e tecnologoas (GEPETE), Ariana Chagas, do professor Gerzson Knoll (UFPR), do professor Gustavo Hoffmann (professor das universidades corporativas do SEMESP, diretor do Grupo A Educação, Fellow pela universidade de Harvard – LASPAU e membro do Conselho Editorial do Portal Desafios da Educação) e do professor Claudio Skora (UniBrasil), mestre em Administração pela UFPR, participante do Centro de Empreendedorismo do UniBrasil (CEU).
Ariana iniciou a exposição abordando temáticas como o conceito de tecnologia; o uso da tecnologia digital em sala de aula; dimensões e demandas de aprendizagem para o uso das tecnologias digitais na educação e encerrou mostrando os resultados do grupo de pesquisa do qual participa.
Na sequência Gustavo Hoffmann discorreu sobre três conceitos que estão revolucionando o ensino superior brasileiro: Flipped Classroom, Blended Learning e ensino Just in Case x Just in Time. Falou ainda sobre como utilizar as metodologias ativas para enriquecer a aprendizagem online, espaços de aprendizagem e resultados das pesquisas. Por fim o professor Skora contou sobre sua experiência usando metodologias ativas e diversas ferramentas tecnológicas na disciplina “Administração da Inovação e Criatividade” onde os acadêmicos do sétimo período do curso do curso de Administração do UniBrasil desenvolveram um plano de negócios que foi apresentado e premiado por um importante Shopping de Curitiba.
Interação
Fazendo o uso de ferramentas tecnológicas como o whatsapp os professores Eduardo Simm e Martin Fagondes mediaram a apresentações dos convidados, bem como os questionamentos dos professores à mesa redonda. As professoras Luciana Parra (assistente pedagógica da PROGRAD) e a pró-reitora Lilian Ferrari, finalizaram o evento agradecendo a participação de todos e desejando um excelente semestre letivo.
Programação
Na quarta-feira (31), os docentes participaram de oficinas por Escolas de conhecimentos e ligadas ao tema: Educação e Tecnologia. As oficinas foram divididas em três áreas: Comportamental, Tecnológica e Ensino. Já na quinta (01) e sexta-feira (02), dois últimos dias da Jornada será dedicado informes acadêmicos e administrativos específicos de cada curso para organizar o início do semestre; elaboração, discussão coletiva dos planos de ensino e preparação da versão para a postagem.