A Jornada Acadêmica Docente do 1° semestre de 2017 chegou ao fim na última quinta-feira (02). Na quarta-feira (01), no período da manhã e da noite, foram realizadas oficinas que abordavam o tema “Metodologia de Ensino na Educação Superior”. Já na quinta-feira, divididos entre as seis Escolas de conhecimento que compõe a Instituição, os docentes discutiram sobre planos de ensino e informações administrativos específicos de cada curso.
Oficinas
As oficinas tiveram como objetivo aprimorar novos mecanismos e plataformas aos docentes na elaboração do plano de ensino e no processo de aprendizagem. Entre as oficinas ofertadas: Ferramentas Virtuais de Apoio ao Ensino Superior; Multiplicando Competências: Práticas de Extensão Como Forma de Ensino e Aprendizagem; Pecha Kucha: Concisão e Eficiência em Sala de Aula; Mapa Conceitual: Instrumento de Síntese e Apreensão das Principais Categorias de Conteúdos a Serem Fermentados em Sala de Aula no Exercício do Ensino; Projetos Interdisciplinares: Concepção e Realização; Metodologia Ativas – Team Based Learning / Aprendizagem Baseada em Equipes; Portifólio Como Metodologia de Acompanhamento e Avaliação; Educação Jurídica e Metodologias Ativas; Práticas Pedagógicas; Técnica Vocal.
Último dia
Já na quinta-feira, último dia da Jornada, os professores discutiram sobre a elaboração, preparação e postagem dos planos de ensino, além também de participarem de diálogos sobre o aprimoramento do ensino e da prática docente.