O evento foi proferido pela primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
O UniBrasil Centro Universitário, em conjunto com a Escola de Engenharia, recebeu na terça-feira (05/06), a professora e doutora Liedi Légi Bariani Bernucci, primeira mulher em 124 anos, a ocupar o cargo de diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli (USP). A convite do UniBrasil, a professora falou sobre a situação dos transportes no país trazendo a temática “Infraestrutura de Transportes e Competitividade Brasileira”.
A palestra aconteceu no Auditório Cordeiro Clève, às 19 horas, nas dependências da instituição. Durante o evento, a diretora da Poli abordou assuntos introdutórios e gerais sobre o transporte no Brasil e seu impacto na vida brasileira. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea) e o Solar do Rosário.
Considerada uma das maiores autoridades técnicas na área do transporte, Liedi Bernucci, falou também sobre a busca pela consolidação e o aprimoramento da reforma curricular, além de melhorias nos programas de pós-graduação e parcerias para a execução de pesquisas.
A diretora da Poli comentou sobre os rumos da engenharia no Brasil. “A minha carreira me deu a oportunidade de conhecer vários países, e para que um país se desenvolva, crie riquezas, melhoria de vida da população e seja competitivo é necessário que haja a engenharia. Não só na área de transportes, mas em todas as áreas”, enfatizou.
Ao longo da carreira, Liedi realizou diversas consultorias de engenharia em aeroportos, rodovias e ferrovias, dentro e fora do país. A convidada palestrante falou sobre o espaço da mulher na engenharia. “Para mim é um grande orgulho poder representar as mulheres hoje na engenharia. Fui a primeira mulher vice-diretora e diretora da Poli-SP. É uma quebra de paradigmas e devo dizer que meus amigos me apoiaram muito”, contou a professora eleita diretora da Escola Politécnica.
CARREIRA – Graduada em Engenharia Civil, com mestrado na área de Engenharia Geotécnica, além de doutorado em Engenharia de Transportes, Liedi Bernucci, iniciou sua carreira em 1986 e tornou-se professora da Poli em 2006.
Foi a primeira mulher chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, cargo que ocupou até 2014, e também a primeira a ocupar o cargo de vice-diretora na Poli. Desde 1995 é a coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP) do Departamento de Engenharia de Transportes e autora do livro “Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros”, juntamente com Laura M.T Motta, Jorge A.P Ceratti e Jorge B. Soares. Publicou mais de 160 trabalhos e coordena diversos projetos de pesquisa.
O evento faz parte do Projeto UniBrasil Futuro, criado pelo professor Clèmerson Merlin Clève.