Cultivar bons relacionamentos pode ser estratégico para sua carreira. Além de ter um círculo de amigos para trocar ideias — incrementando sua vida pessoal –, eles podem te ajudar em uma nova colocação profissional. É a empregabilidade através do networking.
Algumas pessoas não são adeptas à ferramenta por timidez ou por achar essa política “interesseira”. Pois saiba que no caso da timidez, há alguns caminhos para driblá-la. E para quem revira os olhos diante do networking, é necessário saber que atualmente é uma das grandes ferramentas de contratação.
Em tempos de pandemia, então, em que muitas pessoas estão buscando se reinventar profissionalmente ou implementar novos canais de publicidade e venda, ele tem se mostrado necessário. E sim, sem eventos e workshops presenciais, vale o networking virtual.
Ajuda e interesses em comum
Pesquisa realizada pela Catho Online (A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros) apontou que 44,5% daqueles que responderam a pesquisa conseguiram seus últimos empregos por meio de indicações de amigos.
A principal dica para quem quer construir ou reforçar o seu networking é abusar dos interesses compartilhados com outras pessoas. Karen Wickre, autora do livro Taking the Work Out of Networking, explica que tinha contato com uma colega porque ambas gostavam de cachorro. E entre gifs e histórias dos animais, elas trocavam informações sobre cursos e consultorias. Isso é estabelecer um contato sem forçar uma situação.
Nesta época em que estamos isolados, use de suas redes sociais para cumprimentar um colega que não vê – afinal, ninguém está se vendo no momento – ou perguntar como vão as coisas. Cultive esse relacionamento, enviando eventualmente algum conteúdo interessante.
Networking não deve ser algo de mão única. Seja generoso e ajude alguém. Responda quem te mandou uma mensagem, ofereça o contato de um curso que a pessoa comentou que precisa ou ofereça seu conhecimento específico sobre algo à ela. Quando você precisar de ajuda, será lembrado como alguém que ajudou. Esse modelo de oferecer algo primeiro é o adotado pela aceleradora TechStars, do Vale do Silício.
Incremente seu perfil em redes como o LinkedIn e o deixe sempre atualizado. Que tal aprender uma nova língua neste período de home office? Certamente vai colocar seu networking em escala mundial.
De destaque à habilidades únicas que você tenha. Pode ser mais fácil para quem já tem alguns anos de experiência. Mas profissionais mais jovens podem contribuir com a facilidade que tem com tecnologias emergentes.
Participe de eventos online. Assim, você também conhecerá novas pessoas. O UniBrasil, instituição com know how de 20 anos de ensino, tem realizado diversos tipos de eventos, como mesas redondas, workshops e palestras online.
A instituição também tem uma série de cursos de extensão para aprimoramento. São cursos de curta duração e que podem ajudar a dar um upgrade no currículo. Também há vários cursos de pós-graduação presencial (no momento, ministradas no formato remoto) e EAD.
Mais informações, consulte o site www.unibrasil.com.br