Pesquisa desenvolvida pelos estudantes do 5º período analisa a época inquisitorial da Idade Média, a partir do estudo da obra ‘Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras’
Igualdade de oportunidades. Igualdade salarial. Igualdade educacional. Igualdade na liderança das empresas. Estas são algumas das reivindicações femininas no decorrer da história humana, como mostra a equipe do 5º período do curso de Direito – composta por Alisson Sergio da Silva, Andrew da Silva de Freitas, Daniel Nascimento Trindade, Laryssa Nascimento Zão, Marcos Henrique R. Perilli – em apresentação aos estudantes do Magistério, do Colégio Estadual Paulo Leminski.
Em trabalho, desenvolvido na disciplina do Projeto Integrador I, sob orientação da Professora Allana Marques, os acadêmicos se propuseram a pesquisar sobre “Igualdade de Gênero”, a partir do estudo do período inquisitorial das caças às bruxas, por meio da análise da obra ‘Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras’. É um manual redigido, na Idade Média (476 d.C. a 1453), para perseguir e condenar mulheres que tivessem comportamentos contrários aos padrões morais e religiosos da época.
Por meio dos conhecimentos adquiridos na bibliografia base, intitulado de “Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil”, por Flávia Biroli, os estudantes ministraram uma palestra aos futuros docentes, no qual evidenciam as disparidades salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Em seguida, organizaram uma dinâmica com os participantes, propondo a confecção de cartazes e manchetes que dessem ênfase ao tema. Ao final da prática, os ouvintes relataram situações pessoais que dialogavam com o tema “Igualdade de Gênero”.
Cada integrante da equipe, que contribuiu com o desenvolvimento do Projeto, chegou à conclusão que – ainda – há muito por se trabalhar para quebrar “estigmas machistas que perduram em nossa sociedade”.