Por Felippe Salles
Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniBrasil Centro Universitário receberam nesta terça-feira, 23 de outubro, os pesquisadores Hertz Wendel e Jamil Marques, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Guilherme Carvalho, do Centro Universitário Internacional (Uninter), para debater sobre o futuro das pesquisas em comunicação no país. O evento faz parte da programação do Evinci (Evento de Iniciação Científica) do UniBrasil.
Hertz Wendel falou sobre o papel do consumo e as perspectivas para as pesquisas, principalmente no campo da publicidade. “O consumo é fenômeno chave para se entender a nossa sociedade”, afirma. Para ele, será necessária uma combinação de várias ciências para se entender o comportamento de consumo, entre elas a neurociência, a psicologia e a linguagem.
Para Jamil Marques, que tem como foco a comunicação política, acredita que, apesar de avanços desde a redemocratização do país, as pesquisas ainda são muito tímidas e que há uma dificuldade em consolidar conhecimento na área. Entre os problemas identificados por Marques, a carência na articulação com especialidades vizinhas do jornalismo e a falta de atualização no ensino de teorias de comunicação dificulta o progresso científico.
Buscando entender a dinâmica entre repórteres e veículos de imprensa dentro das redações, Guilherme Carvalho apresentou um estudo sobre o controle editorial que, dentre os resultados obtidos, estão que jornalistas acreditam que estar alinhado com a linha editorial da empresa ajuda no crescimento da carreira e, na situação inversa, em que o jornalista não esteja alinhado, pode ser um dos primeiros a serem pensados quanto a demissões. O estudo revelou também que o controle exercido é implícito, sendo que muitas vezes ocorre uma autocensura do repórter na hora de escolher pautas.
Nesta quarta-feira, 24, ocorreu a segunda parte das mesas científicas, em que alunos dos cursos apresentam pesquisas realizadas ao decorrer do ano.