Terminou do último domingo, dia 27, o II Festival de Ópera do Paraná, promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e Guairacá Cultural. A segunda edição do evento contou com o apoio cultural do UniBrasil Centro Universitário, Fecomércio PR, Associação Brasileira de Canto, SESC, Projeto Broadway e SESI. Considerado pioneiro no estado do Paraná, o Festival visa agregar, revelar e promover a produção operística e musical do estado do Paraná.
Diversas atrações entre récitas, palestras, espetáculos, flash mobs e óperas foram apresentadas entre os dias 12 a 27 desse mês. Ao todo, mais de 7 mil pessoas prestigiaram a programação do evento. Entre os destaques, a estreia mundial da ópera curitibana Papilio Innocentia – de Leo Kessler, composta em 1915, apresentada no Guairinha.
Outro espetáculo de destaque da programação, a opereta Rita, sob a regência de Jean Reis e direção de Gehad Hajar, fez a estreia nos palcos paranaenses. Alguns atores do Grutun! – Grupo de Teatro UniBrasil participaram da ópera La Traviata (pocket), com a direção de Alex Wolf, o espetáculo lotou as dependências do Guairinha.
Para o diretor geral do Festival, Gehad Hajar, “O Festival provou que a ópera é acessível e pode fazer parte do repertório popular. A aclamação do público de récitas nas ruas e nos ônibus da cidade foram a prova que este gênero pode cativar a todos”.
A segunda edição contou com a direção artística de Jean Reis, direção pedagógica de Marilia Teixeira, direção de coro de Silvany de Mello e direção de produção de Alex Wolf.
Fotos: Guairacá Cultural