Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda apresentam projetos criativos avaliados por especialistas da área
No dia 26 de novembro, de 2024, os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UniBrasil apresentaram 15 jogos desenvolvidos com a participação do Professor Gabriel Bozza, durante a disciplina de Escrita Criativa. O evento envolveu 95 estudantes e contou com uma banca multidisciplinar formada por especialistas: Marcos Dias, especialista em games e tecnologia; Angela Nardelli, especialista em inovação, gestão e negócios do Sebrae; Graciela Campos, especialista em design gráfico; e Letícia Tozetti, coordenadora dos cursos de publicidade e propaganda, e administração.
A banca avaliou a criatividade e inovação dos jogos, que tinham o desafio de representar as áreas de estudo dos alunos e apresentar propostas aplicáveis no mercado. A cerimônia contou também com a presença da reitora Camile Silva e da diretora acadêmica Márcia Coelho, que fizeram questão de prestigiar os alunos e parabenizar as equipes pelos projetos realizados.
A jornada do desenvolvimento dos jogos envolveu um intenso processo criativo. Os alunos passaram da fase de ideação à execução, criando todos os componentes dos jogos, desde a embalagem, o tabuleiro, cartas, fichas e manuais de regras, até os guias simplificados para facilitar a compreensão dos jogadores. Após a produção, os alunos enviaram os itens para as gráficas, que realizaram a impressão dos materiais.
Jogos Criados pelos Alunos
Os jogos apresentados pelos alunos abrangiam uma vasta gama de temas, com destaque para as áreas de gestão, negócios e questões sociais.
- Publicidade e Propaganda: Os alunos desse curso criaram jogos que abordavam a importância cultural de povos originários, ucranianos, venezuelanos, sírios e haitianos, com ênfase na valorização e apreciação dessas culturas no Brasil e no mundo. As propostas envolviam quatro disciplinas do curso e traziam uma perspectiva social, humanizada e de conscientização sobre as questões dos refugiados e suas culturas.
- Administração: Os alunos de Administração desenvolveram jogos voltados para o empreendedorismo, desafios organizacionais, gestão de negócios, e tomada de decisões estratégicas. Os participantes foram desafiados a assumir papéis de CEOs, leiloar ativos e construir empresas sólidas e rentáveis, enfrentando diversos obstáculos empresariais.
- Ciências Contábeis: No campo das Ciências Contábeis, os alunos criaram jogos que abordavam aspectos financeiros e tributários, com desafios de gestão e tomada de decisões econômicas. Os participantes precisavam demonstrar habilidades na administração de recursos e resolução de problemas contábeis.
Este evento não só proporcionou aos alunos a oportunidade de mostrar sua criatividade e habilidades empreendedoras, mas também de entender como transformar suas ideias em produtos tangíveis para o mercado. Ao desenvolver protótipos de jogos com uma abordagem inovadora, eles deram os primeiros passos para materializar sonhos e criar negócios.
Você precisa fazer login para comentar.