O processo de ensino-aprendizagem é a ampliação dos conhecimentos didáticos, culturais e científicos por meio de práticas realizadas dentro e fora do campus universitário. E é com essa proposta que o curso de Fisioterapia do UniBrasil capacita os futuros profissionais da área.
Com base nisso, a ação denominada Escola da Coluna, que faz parte da disciplina de Atividade Integradora, envolve os alunos do 4º período do curso de Fisioterapia para desenvolver atividades que ensinem as crianças, sobre a postura correta a ser adotada em diferentes situações do dia a dia.
Sob o comando da professora Giorgia Caroline Mendes, os acadêmicos têm a missão de abordar o tema de forma lúdica e atrativa, normalmente por meio de teatro, para que as crianças se identifiquem com à realidade apresentada e compreendam o conteúdo por inteiro.
Nesse semestre, a turma ficou dividida em três grupos, e cada grupo escolheu a escola, a faixa etária dos alunos e a estratégia de trabalho. As apresentações aconteceram no mês de setembro nas seguintes escolas da cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba: Escola Municipal Antonio de Andrade, Escola Municipal Professor Daniel Rocha e Escola Municipal Severino Massignan.
De acordo com a professora Giorgia, ao final de cada apresentação, os acadêmicos elaboram uma atividade para fixação do conteúdo ministrado. “É uma forma das crianças assimilarem a vivência que tiveram em sala de aula e, posteriormente, continuar aplicando o conhecimento recebido, em seu cotidiano”, explicou.
Acompanhe algumas fotos dessa atividade integradora: