No último dia 11, do mês de março, o curso de Engenharia Mecânica do UniBrasil Centro Universitário foi convidado para ministrar uma oficina de desmontagem e montagem de motores FIAT para alunos do curso Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa. A atividade é resultado do aprofundamento da parceria entre os cursos, iniciado no ano de 2016.
A oficina foi ministrada pelo coordenador de Engenharia Mecânica do UniBrasil, professor Fábio Schneider, acompanhado do aluno Renan Orlando dos Santos. A equipe do UniBrasil foi recepcionada pelo professor Marcos Barbosa, vinculado ao departamento de Engenharia Mecânica da UTFPR Ponta Grossa.
A atividade, que já faz parte da agenda de cursos de extensão oferecida regularmente aos alunos da Escola de Engenharias do UniBrasil, despertou interesse pela UTFPR Ponta Grossa. Para o professor Marcos a aproximação entre as instituições é natural e serve para complementar os conhecimentos práticos e teóricos necessários à formação dos engenheiros. “O aprendizado do aluno é melhor quando ele tem a oportunidade de estar em contato com as peças do motor e discutir sobre os processos de fabricação e seu funcionamento”, destaca Marcos.
Já Renan, funcionário de uma montadora na Região Metropolitana de Curitiba e aluno de Engenharia Mecânica do UniBrasil, observou que os interesses e questionamentos dos alunos da UTFPR são os mesmos dos seus colegas de turma, e afirma que a realização da oficina foi gratificante e motivadora. “Os colegas da UTFPR estavam bem curiosos e motivados para a oficina, fazendo muitas perguntas, foi bem importante participar da atividade respondendo aos questionamentos juntamente com o professor Schneider”, relata Renan.
O professor Fábio Schneider lembra que as parcerias são resultados da capacidade do corpo docente do curso e da qualidade da formação acadêmica oferecida pelo UniBrasil. “O interesse pela oficina mostra que o ensino de graduação e as atividades de extensão oferecidas no UniBrasil estão dentro das expectativas de qualidade exigidas para a formação dos nossos engenheiros. E a parceria é de mão dupla, já estão programadas atividades para a Jornada Acadêmica deste semestre com a participação do professor Marcos e sua equipe ”, comenta o professor Schneider.