Nesse domingo (20), os alunos dos últimos períodos dos cursos da Escola de Saúde e Serviço Social do UniBrasil Centro Universitário, realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
Coordenadores, professores e colabores recepcionaram os estudantes que prestaram o exame. A concentração foi realizada em uma estrutura montada em frente ao local de prova, localizado no bairro Rebouças, em Curitiba. Os alunos receberam kits para a prova, além do incentivo dos professores presentes.
Para a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Gracielli Thais, o apoio aos estudantes é essencial para o desempenho dos alunos. “O Enade é de suma importância, o fato de nós do corpo docente estarmos aqui incentivando, tranquilizando e apoiando, com certeza proporciona a eles mais tranquilidade e confiança”, afirma a professora. Os portões para as provas fecharam às 13h no horário de Brasília, nessa edição, participaram alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
De acordo com o professor Eduardo Simm, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Enade é um importante procedimento de avalição do Ministério da Educação (MEC). “É muito importante a participação de todos os alunos e inclusive, o que está acontecendo aqui, que é o engajamento dos professores dando o apoio para os alunos. Isso com certeza vai influenciar no resultado positivo que vamos ter nessa prova”, garante. Além dos professores e coordenadores, a pró-reitora de graduação, professora Lilian Pereira Ferrari, também marcou presença na ação.
Já a estudante Andressa Santi, do 8° período do curso de Biomedicina, comentou sobre a preparação para a prova. “Desde o primeiro período estamos nos preparando, desde que entramos na faculdade, isso é fato, tudo que aprendemos é pensado no Enade. A preparação nada mais que o resultado dos quatro anos de estudo e aprendizagem que tivemos”, finalizou.
Após o encerramento das provas, os alunos foram recebidos pelos professores que aguardavam a saída dos estudantes. Um carrinho de pipoca foi montado para receber os alunos que concluíam as provas.